Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78393
Type: | Guia |
Title: | Escala de avaliação do contexto de trabalho docente remoto |
Authors: | Cunha, Esthela Sá Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão Grangeiro, Alex Sandro de Moura Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha Santos, Walberto Silva dos Vasconcelos, Francisco Herbert Lima Rodrigues, Haline Maria Parente Viana, Antônia Beatriz Torres Pedrosa, Victória Maria Freitas Silva, Amanda Queiroz |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Docentes Educação Básica;Ensino remoto;Educação infantil;Ensino Fundamental e médio;Escala de avaliação |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | CUNHA, Esthela Sá et al. Escala de avaliação do contexto de trabalho docente remoto. Manual. Sobral: LAPPSIE-UFC, 2024. p. 04-17. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este manual tem como objetivo apresentar as normas de aplicação e interpretação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho Docente Remoto (EACTDR). A EACTDR é um instrumento que fornece um diagnóstico situacional rápido do contexto de trabalho dos professores quando este é realizado na modalidade remota. A escala é destinada ao público de docentes da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Atendimento Educacional Especializado) e pode ser utilizada por gestores, pesquisadores, profissionais da educação e demais interessados. As próximas páginas fornecem instruções claras sobre o construto e sobre a aplicação do instrumento, permitindo que o contexto de trabalho docente seja avaliado de forma precisa e consistente. A construção deste instrumento é uma realização do Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os resultados obtidos a partir da aplicação da EACTDR poderão orientar gestores e secretarias de educação estaduais e municipais no desenvolvimento de intervenções que impactem positivamente a experiência docente. A escala é uma ferramenta que pode auxiliar a tomada de decisões estratégicas, identificar áreas de melhoria e promover o bem-estar dos professores. Esperamos que a EACTDR possa subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à melhoria do contexto laboral dos professores e promoção da qualidade de vida no trabalho. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78393 |
Author's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-4822-0454 https://orcid.org/0000-0001-9289-845X https://orcid.org/0000-0001-7668-7978 https://orcid.org/0000-0002-2798-3727 https://orcid.org/0000-0001-6816-0105 https://orcid.org/0000-0003-4896-9024 https://orcid.org/0000-0002-4176-8812 https://orcid.org/0000-0003-3477-2677 https://orcid.org/0000-0002-7467-6973 https://orcid.org/0000-0001-5448-2461 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1818023056598329 http://lattes.cnpq.br/8266089190930601 http://lattes.cnpq.br/9840632174810869 http://lattes.cnpq.br/9066230660650393 http://lattes.cnpq.br/9442664779197832 http://lattes.cnpq.br/9499607786008331 http://lattes.cnpq.br/4666935284170874 http://lattes.cnpq.br/4023698472194359 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | MPPPP - SOBRAL - Produções Técnicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
manual_eacdr (3).pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.