Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78393
Type: Guia
Title: Escala de avaliação do contexto de trabalho docente remoto
Authors: Cunha, Esthela Sá
Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão
Grangeiro, Alex Sandro de Moura
Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha
Santos, Walberto Silva dos
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Rodrigues, Haline Maria Parente
Viana, Antônia Beatriz Torres
Pedrosa, Victória Maria Freitas
Silva, Amanda Queiroz
Keywords in Brazilian Portuguese : Docentes Educação Básica;Ensino remoto;Educação infantil;Ensino Fundamental e médio;Escala de avaliação
Issue Date: 2023
Citation: CUNHA, Esthela Sá et al. Escala de avaliação do contexto de trabalho docente remoto. Manual. Sobral: LAPPSIE-UFC, 2024. p. 04-17.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este manual tem como objetivo apresentar as normas de aplicação e interpretação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho Docente Remoto (EACTDR). A EACTDR é um instrumento que fornece um diagnóstico situacional rápido do contexto de trabalho dos professores quando este é realizado na modalidade remota. A escala é destinada ao público de docentes da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Atendimento Educacional Especializado) e pode ser utilizada por gestores, pesquisadores, profissionais da educação e demais interessados. As próximas páginas fornecem instruções claras sobre o construto e sobre a aplicação do instrumento, permitindo que o contexto de trabalho docente seja avaliado de forma precisa e consistente. A construção deste instrumento é uma realização do Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os resultados obtidos a partir da aplicação da EACTDR poderão orientar gestores e secretarias de educação estaduais e municipais no desenvolvimento de intervenções que impactem positivamente a experiência docente. A escala é uma ferramenta que pode auxiliar a tomada de decisões estratégicas, identificar áreas de melhoria e promover o bem-estar dos professores. Esperamos que a EACTDR possa subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à melhoria do contexto laboral dos professores e promoção da qualidade de vida no trabalho.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78393
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4822-0454
https://orcid.org/0000-0001-9289-845X
https://orcid.org/0000-0001-7668-7978
https://orcid.org/0000-0002-2798-3727
https://orcid.org/0000-0001-6816-0105
https://orcid.org/0000-0003-4896-9024
https://orcid.org/0000-0002-4176-8812
https://orcid.org/0000-0003-3477-2677
https://orcid.org/0000-0002-7467-6973
https://orcid.org/0000-0001-5448-2461
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1818023056598329
http://lattes.cnpq.br/8266089190930601
http://lattes.cnpq.br/9840632174810869
http://lattes.cnpq.br/9066230660650393
http://lattes.cnpq.br/9442664779197832
http://lattes.cnpq.br/9499607786008331
http://lattes.cnpq.br/4666935284170874
http://lattes.cnpq.br/4023698472194359
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:MPPPP - SOBRAL - Produções Técnicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
manual_eacdr (3).pdf1,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.