Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78393
Tipo: | Guia |
Título: | Escala de avaliação do contexto de trabalho docente remoto |
Autor(es): | Cunha, Esthela Sá Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão Grangeiro, Alex Sandro de Moura Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha Santos, Walberto Silva dos Vasconcelos, Francisco Herbert Lima Rodrigues, Haline Maria Parente Viana, Antônia Beatriz Torres Pedrosa, Victória Maria Freitas Silva, Amanda Queiroz |
Palavras-chave em português: | Docentes Educação Básica;Ensino remoto;Educação infantil;Ensino Fundamental e médio;Escala de avaliação |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | CUNHA, Esthela Sá et al. Escala de avaliação do contexto de trabalho docente remoto. Manual. Sobral: LAPPSIE-UFC, 2024. p. 04-17. |
Resumo: | Este manual tem como objetivo apresentar as normas de aplicação e interpretação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho Docente Remoto (EACTDR). A EACTDR é um instrumento que fornece um diagnóstico situacional rápido do contexto de trabalho dos professores quando este é realizado na modalidade remota. A escala é destinada ao público de docentes da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Atendimento Educacional Especializado) e pode ser utilizada por gestores, pesquisadores, profissionais da educação e demais interessados. As próximas páginas fornecem instruções claras sobre o construto e sobre a aplicação do instrumento, permitindo que o contexto de trabalho docente seja avaliado de forma precisa e consistente. A construção deste instrumento é uma realização do Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os resultados obtidos a partir da aplicação da EACTDR poderão orientar gestores e secretarias de educação estaduais e municipais no desenvolvimento de intervenções que impactem positivamente a experiência docente. A escala é uma ferramenta que pode auxiliar a tomada de decisões estratégicas, identificar áreas de melhoria e promover o bem-estar dos professores. Esperamos que a EACTDR possa subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à melhoria do contexto laboral dos professores e promoção da qualidade de vida no trabalho. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78393 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-4822-0454 https://orcid.org/0000-0001-9289-845X https://orcid.org/0000-0001-7668-7978 https://orcid.org/0000-0002-2798-3727 https://orcid.org/0000-0001-6816-0105 https://orcid.org/0000-0003-4896-9024 https://orcid.org/0000-0002-4176-8812 https://orcid.org/0000-0003-3477-2677 https://orcid.org/0000-0002-7467-6973 https://orcid.org/0000-0001-5448-2461 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/1818023056598329 http://lattes.cnpq.br/8266089190930601 http://lattes.cnpq.br/9840632174810869 http://lattes.cnpq.br/9066230660650393 http://lattes.cnpq.br/9442664779197832 http://lattes.cnpq.br/9499607786008331 http://lattes.cnpq.br/4666935284170874 http://lattes.cnpq.br/4023698472194359 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | MPPPP - SOBRAL - Produções Técnicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
manual_eacdr (3).pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.