Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77886
Type: TCC
Title: Professor-Intérprete de ciências e biologia: dificuldades, facilidades e possibilidades
Title in English: Teacher-Interpreter of Sciences and Biology: difficulties, facilities and possibilities
Authors: Euclides, Larissa Almeida de
Advisor: Abrahão, Anna
Keywords in Brazilian Portuguese : Educação de surdos;Educação bilíngue;Autobiografia
Keywords in English : Deaf education;Bilingual education;Autobiography
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Issue Date: 2024
Citation: EUCLIDES, Larissa Almeida de. Professor-Intérprete de ciências e biologia: dificuldades, facilidades e possibilidades. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: A educação de surdos tem sido abordada por diferentes métodos ao longo dos séculos, sendo a abordagem metodológica da educação bilíngue considerada a mais adequada e atual para o ensino de surdos. É fundamental que o professor em formação esteja ciente dessas diferentes abordagens e busque capacitação para atuar de forma efetiva nesse contexto educacional. Assim, este texto defende a importância do conhecimento profissional do professor como mediador entre o conhecimento a ser transmitido e o aluno que aprende. Destaca-se a especificidade do professor-intérprete de Ciências e Biologia, que requer competência nos conteúdos da área e, também, proficiência na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O ensino voltado para alunos surdos requer uma reflexão sobre o processo formativo desse professor e as condições em que atua. O presente estudo apresenta minha trajetória autobiográfica como professora-intérprete e discuto questões como a possibilidade de um tradutor intérprete de LIBRAS ser também um professor-intérprete e as abordagens metodológicas utilizadas no ensino de pessoas surdas. O texto também traz o histórico das abordagens educacionais de surdos e conclui com considerações sobre os resultados da pesquisa, bem como, embasamento teórico utilizado. Destaco que o estudo não se limita a narrar uma trajetória, mas reflete sobre como a minha experiência de vida e meu processo de formação influenciaram minha atuação na docência em Ciências e Biologia.
Abstract: The education of the deaf has been addressed through different methods over the centuries, with the methodological approach of bilingual education considered the most appropriate and current for the deaf education. It is crucial for the teacher in training to be aware of these different approaches and seek training to effectively work in this educational context. Thus, this text advocates the importance of the professional knowledge of the teacher as a mediator between the knowledge to be transmitted and the learning student. The specificity of the Science and Biology teacher-interpreter is emphasized, requiring competence in the subject matter and proficiency in Brazilian Sign Language (LIBRAS). Teaching directed towards deaf students requires reflection on the formative process of this teacher and the conditions in which they operate. This study presents my autobiographical journey as teacher-interpreter and discusses issues such as the possibility of a LIBRAS teacher-interpreter also being a teacher-interpreter, and the methodological approaches used in teaching deaf individuals. The text also provides a historical overview of educational approaches for the deaf and concludes with considerations on the research results, as well as the theoretical foundation used. It is worth noting that the study is not limited to narrating a trajectory bur reflects on how my life experience and training process influenced my role in teaching Science and Biology.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77886
Author's ORCID: https://orcid.org/0009-0005-9234-7662
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2214735324172076
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9295-2292
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9901777828088451
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_tcc_laeuclides.pdf331,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.