Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77867
Type: Dissertação
Title: Ensino de biologia para estudantes surdos do ensino médio: uma abordagem bílingue Libras/Português
Title in English: Teaching biology to deaf high school students: a bilingual Libras/Portuguese approach
Authors: Baia, Iara de Lima
Advisor: Lima, Daniel Cassiano
Co-advisor: Peixoto, Renata Castelo
Keywords in Brazilian Portuguese : Educação de surdos;Citologia;Estratégias didáticas
Keywords in English : Deaf education;Cytology;Teaching strategies
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::OUTROS
Issue Date: 2023
Citation: BAIA, Iara de Lima. Ensino de biologia para estudantes surdos do ensino médio: uma abordagem bílingue Libras/Português. 2023. 185 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Diversas são as dificuldades enfrentadas por docentes em encontrar ferramentas pedagógicas que atendam às necessidades específicas do estudante Surdo. Contudo, tornar-se importante um ensino que respeite as diferenças linguísticas e cultural desse público. Nesse sentido, o presente trabalho faz o seguinte questionamento: como o ensino de Biologia nas escolas bilíngues (Libras/Português) vem se adequando aos estudantes Surdos em termos de metodologias de ensino e de material didático? Dessa forma, o estudo propõe através de uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação analisar práticas didáticas utilizadas por docentes no ensino de Biologia, em escolas bilíngues (Libras/Português) para estudantes Surdos de Fortaleza. Além disso, a pesquisa busca refletir sobre as dificuldades enfrentadas por docentes no processo de ensino de Biologia em escolas bilíngues (Libras/Português), identificar estratégias metodológicas e recursos didático-pedagógicos que possam gerar um aprendizado significativo, e apresentar uma sequência didática (SD) de Citologia, com aulas bilíngues (Libras/Português) /biculturais com base nas descobertas da pesquisa. O campo de estudo foram duas escolas de Educação Bilíngue que contam apenas com estudantes Surdos em Fortaleza. Os dados foram fundamentados e confrontados com diferentes estudos sobre história, ensino e didática Surda, assim como com investigações no campo do ensino de Biologia para Surdos, além de concepções de Vygostky sobre a Educação de Surdos. Para a análise dos dados foi utilizado como método análise de conteúdo de Bardin. Entre os resultados encontrados, constatamos dificuldades em relação à formação docente, barreiras na comunicação e na linguagem para compreensão dos temas da disciplina, assim como problemas diversos ligados ao discente que implicam na compreensão e aprendizagem, além de dificuldades relacionadas a aspectos didáticos curriculares. Em relação a estratégias metodológica de ensino e recursos didáticos, percebemos que recursos visuais, não tradicionais, que respeitam as condições linguísticas dos Surdos, são elementos que contribuem para aprendizagem dos Estudantes. Por fim, constatamos que a Sequência Didática apresentada como plano de ação, teve aceitação dos estudantes mostrando-se ser um recurso útil e potencializador da aprendizagem na disciplina de Biologia para Estudante Surdos.
Abstract: There are several difficulties faced by teachers in finding pedagogical tools that meet the specific needs of Deaf students. However, teaching that respects the linguistic and cultural differences of this audience is important. In this sense, the present work asks the following question: how has the teaching of Biology in bilingual schools (Libras/Portuguese) been adapted to Deaf students in terms of teaching methodologies and teaching material? Thus, the study proposes, through a qualitative action research approach, to analyze teaching practices used by teachers in teaching Biology, in bilingual schools (Libras/Portuguese) for Deaf students in Fortaleza. Furthermore, the research seeks to reflect on the difficulties faced by teachers in the process of teaching Biology in bilingual schools (Libras/Portuguese), identify methodological strategies and didactic-pedagogical resources that can generate significant learning, and present a didactic sequence (DS) of Cytology, with bilingual (Libras/Portuguese)/bicultural classes based on research findings. The field of study were two Bilingual Education schools that only have Deaf students in Fortaleza. The data was based on and compared with different studies on Deaf history, teaching and didactics, as well as with investigations in the field of teaching Biology for the Deaf, in addition to Vygostky conceptions on Deaf Education. For data analysis, Bardin's content analysis method was used. Among the results found, we found difficulties in relation to teacher training, barriers in communication and language for understanding the subjects of the subject, as well as various problems linked to the student that imply understanding and learning, in addition to difficulties related to curricular didactic aspects. In relation to methodological teaching strategies and teaching resources, we realized that non-traditional visual resources, which respect the linguistic conditions of the Deaf, are elements that contribute to the students' learning. Finally, we found that the Didactic Sequence presented as an action plan was accepted by students, proving to be a useful resource and enhancing learning in the Biology discipline for Deaf Students.
Description in Brazilian Portuguese: Acompanha produto educacional: "Citologia: um olhar diferente: sequência didática"
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77867
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5763985053985221
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8327-5998
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2440306062482234
Co-advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3315-9168
Co-advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5480358589233560
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_ilbaia.pdfDISSERTAÇÃO6,43 MBAdobe PDFView/Open
2023_pe_ilbaia.pdfPRODUTO EDUCACIONAL6,6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.