Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77826
Tipo: Tese
Título : Uma proposta pedagógica para uso de modelagem matemática com suporte na Sequência Fedathi no contexto de uma EEMTI do estado do Ceará
Autor : Mendonça, Adriana Ferreira
Tutor: Neto, Hermínio Borges
Palabras clave en portugués brasileño: Modelagem matemática;Sequência Fedathi;Proposta pedagógica
Palabras clave en inglés: Mathematical modeling;Fedathi Sequence;Pedagogical proposal
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : MENDONÇA, Adriana Ferreira. Uma proposta pedagógica para uso de modelagem matemática com suporte na Sequência Fedathi no contexto de uma EEMTI do estado do Ceará. 2024. 137 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024
Resumen en portugués brasileño: O ensino de Matemática por meio da tendência de ensino Modelagem Matemática, embora apresente resultados satisfatórios em pesquisas diversas, apresenta muitos impasses em sua efetivação. É comum que se identifiquem diversos obstáculos em sua implementação. Nesse sentido, o objetivo desta tese foi desenvolver uma proposta pedagógica para uso da Modelagem Matemática para a implementação de atividades em sala de aula, associada à Sequência Fedathi para o fortalecimento de uma práxis docente, em uma Escola de Tempo Integral – EEMTI – do estado do Ceará. Consideram-se relevantes aspectos pertinentes que concorrem para a não efetivação desta metodologia pelos professores – tais como cumprimento do currículo, tempo didático – que consistem em pontos de tensão na elaboração e na aplicação dessas atividades. A relevância da pesquisa está em compreender o fenômeno da pouca adesão de professores no emprego desta metodologia, o que configura uma inovação para a literatura que trata de métodos de ensino e aprendizagem, além de ampliar o campo de compreensão da Modelagem Matemática na perspectiva formativa educacional. Especificamente, buscamos: (1) Analisar o contexto da EEMTI para estruturação da proposta pedagógica de atividades de Modelagem Matemática e Sequência Fedathi; (2) Desenvolver o planejamento e aplicação de atividades de Modelagem Matemática com os professores com foco nas especificidades da EEMTI; (3) Descrever a proposta pedagógica para uso de atividades de Modelagem Matemática, amparada na Sequência Fedathi, em uma EEMTI do estado do Ceará. Metodologicamente, a pesquisa será de natureza qualitativa, caracterizada no escopo do estudo de caso e dividida em três etapas associadas a cada um dos objetivos específicos. Como resultados da pesquisa ficou evidenciado que o contexto da EEMTI é favorável ao desenvolvimento de atividades de Modelagem com suporte na Sequência Fedathi e que a participação docente na elaboração da proposta, foi essencial. Adicionalmente, os resultados na elaboração do Planejamento Referencial para aplicação de atividades de Modelagem Matemática os fundamentos da Sequência Fedathi, etapas e princípios, foram fundamentais para que a proposta oferecesse a EEMTI um suporte amplo e de qualidade.
Abstract: The teaching of Mathematics through the teaching trend of Mathematical Modeling, although it presents satisfactory results in various research, presents many impasses in its implementation. It is common to identify several obstacles in its implementation. In this sense, the objective of this thesis was to develop a pedagogical proposal for the use of Mathematical Modeling to implement activities in the classroom, associated with the Fedathi Sequence to strengthen teaching praxis, in a Full-Time School – EEMTI – in the state from Ceará. Aspects that contribute to the non-implementation of this methodology by teachers are considered relevant – such as compliance with the curriculum, teaching time – which constitute points of tension in the preparation and application of these activities. The relevance of the research lies in understanding the phenomenon of low adherence among teachers when using this methodology, which constitutes an innovation for the literature that deals with teaching and learning methods, in addition to expanding the field of understanding of Mathematical Modeling from an educational training perspective. Specifically, we seek to: (1) Analyze the context of EEMTI to structure the pedagogical proposal for Mathematical Modeling and Fedathi Sequence activities; (2) Develop the planning and application of Mathematical Modeling activities with teachers focusing on the specificities of EEMTI; (3) Describe the pedagogical proposal for the use of Mathematical Modeling activities, supported by the Fedathi Sequence, in an EEMTI in the state of Ceará. Methodologically, the research will be qualitative in nature, characterized by the scope of the case study and divided into three stages associated with each of the specific objectives. The research results showed that the EEMTI context is favorable to the development of Modeling activities supported by the Fedathi Sequence and that teaching participation in the preparation of the proposal was essential. Additionally, the results in the preparation of the Reference Planning for the application of Mathematical Modeling activities, the foundations of the Fedathi Sequence, steps, and principles, were fundamental for the proposal to offer EEMTI broad and quality support.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77826
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/6185980883361936
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6933091154844634
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tese_afmendonca.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.