Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77731
Tipo: Dissertação
Título : O ensino jurídico na cidade de Macapá/AP e as novas tecnologias: diálogos com a andragogia.
Autor : Santos, Thiago de Sarges
Tutor: Nunes, Albano Oliveira
Palabras clave en portugués brasileño: Educação Jurídica;Tecnologia;Andragogia
Palabras clave en inglés: Legal Education;Technology;Andragogy
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : SANTOS, Thiago de Sarges. O ensino jurídico na cidade de Macapá/AP e as novas tecnologias: diálogos com a andragogia. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: No Brasil, a educação é legalmente estabelecida como direito de todos e um dever do Estado e da família, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, preparação para exercer a cidadania e qualificação para o trabalho. Desse modo, essa pesquisa tem por objetivo geral analisar, a luz da Andragogia, de que maneira as tecnologias digitais de informação e comunicação têm mediado os processos de ensino e aprendizagem do ensino jurídico na educação superior no Estado do Amapá no período de 2020 a 2021. Como objetivos específicos busca: apresentar os princípios da educação na perspectiva da Andragogia; Identificar de que forma está sendo utilizada a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior; e analisar o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de Direito das instituições de Ensino de Macapá, a luz da Andragogia, nos anos de 2020 e 2021. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, procedimentos técnicos de coleta de dados estudo múltiplo de caso, feito em cinco faculdades rede particular e uma Universidade Federal, a partir de uma amostra de 100 alunos, utilizando um questionário, com perguntas abertas e fechadas, a ser respondido via formulário no Google Forms. Os resultados indicaram quais as políticas adotadas pelas instituições de ensino como se estabelece as relações entre educadores, alunos e gestão.
Abstract: In Brazil, education is legally established as a right for everyone and a duty of the State and the family, aiming at the full development of the person, preparation to exercise citizenship and qualification for work. Therefore, this research has the general objective of analyzing, in the light of Andragogy, how digital information and communication technologies have mediated the teaching and learning processes of legal education in higher education in the State of Amapá in the period from 2020 to 2021 The specific objectives are: to present the principles of education from the perspective of Andragogy; Identify how technology is being used in the teaching and learning process in Higher Education Institutions; and analyze the use of digital information and communication technologies in Law courses at educational institutions in Macapá, in the light of Andragogy, in the years 2020 and 2021. This is a descriptive research, qualitative in nature, technical collection procedures data multiple case study, carried out in five private colleges and a Federal University, from a sample of 100 students, using a questionnaire, with open and closed questions, to be answered via a form on Google Forms. The results indicated which policies are adopted by educational institutions and how relationships between educators, students and management are established.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77731
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/6963418403453194
ORCID del tutor: http://orcid.org/0000-0002-6543-2512
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0251675158707532
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tese_tssantos.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.