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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77731
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino jurídico na cidade de Macapá/AP e as novas tecnologias: diálogos com a andragogia. |
Autor(es): | Santos, Thiago de Sarges |
Orientador: | Nunes, Albano Oliveira |
Palavras-chave em português: | Educação Jurídica;Tecnologia;Andragogia |
Palavras-chave em inglês: | Legal Education;Technology;Andragogy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SANTOS, Thiago de Sarges. O ensino jurídico na cidade de Macapá/AP e as novas tecnologias: diálogos com a andragogia. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | No Brasil, a educação é legalmente estabelecida como direito de todos e um dever do Estado e da família, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, preparação para exercer a cidadania e qualificação para o trabalho. Desse modo, essa pesquisa tem por objetivo geral analisar, a luz da Andragogia, de que maneira as tecnologias digitais de informação e comunicação têm mediado os processos de ensino e aprendizagem do ensino jurídico na educação superior no Estado do Amapá no período de 2020 a 2021. Como objetivos específicos busca: apresentar os princípios da educação na perspectiva da Andragogia; Identificar de que forma está sendo utilizada a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior; e analisar o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de Direito das instituições de Ensino de Macapá, a luz da Andragogia, nos anos de 2020 e 2021. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, procedimentos técnicos de coleta de dados estudo múltiplo de caso, feito em cinco faculdades rede particular e uma Universidade Federal, a partir de uma amostra de 100 alunos, utilizando um questionário, com perguntas abertas e fechadas, a ser respondido via formulário no Google Forms. Os resultados indicaram quais as políticas adotadas pelas instituições de ensino como se estabelece as relações entre educadores, alunos e gestão. |
Abstract: | In Brazil, education is legally established as a right for everyone and a duty of the State and the family, aiming at the full development of the person, preparation to exercise citizenship and qualification for work. Therefore, this research has the general objective of analyzing, in the light of Andragogy, how digital information and communication technologies have mediated the teaching and learning processes of legal education in higher education in the State of Amapá in the period from 2020 to 2021 The specific objectives are: to present the principles of education from the perspective of Andragogy; Identify how technology is being used in the teaching and learning process in Higher Education Institutions; and analyze the use of digital information and communication technologies in Law courses at educational institutions in Macapá, in the light of Andragogy, in the years 2020 and 2021. This is a descriptive research, qualitative in nature, technical collection procedures data multiple case study, carried out in five private colleges and a Federal University, from a sample of 100 students, using a questionnaire, with open and closed questions, to be answered via a form on Google Forms. The results indicated which policies are adopted by educational institutions and how relationships between educators, students and management are established. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77731 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6963418403453194 |
ORCID do Orientador: | http://orcid.org/0000-0002-6543-2512 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0251675158707532 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
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