Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77698
Tipo: | Dissertação |
Título : | Cartografias esquizofônicas |
Autor : | Camanho, Ícaro Tavares Capelo |
Tutor: | Kroef, Ada Beatriz Gallichio |
Palabras clave en portugués brasileño: | Ritornelo;Paisagem sonora;Nomadologia;Gambiarra |
Palabras clave en inglés: | Refrain;Soundscape;Nomadology;Gambiarra |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | CAMANHO, Ícaro Tavares Capelo. Cartografias esquizofônicas. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho trata da relação entre os problemas éticos apontados em uma paisagem sonora esquizofônica, e das possibilidades de criação de territorialidades sonoras. Como pensar e ouvir a atividade de organização sonora – que durante muito tempo foi reduzida à música e aos músicos – enquanto máquina que opera uma passagem para territórios possíveis e já existentes? Como agenciou-se, em situações diversas, uma resistência criativa que sempre fez reaproriação das ferramentas para outros usos, redistribuição da escuta para outros fluxos? Uma tentativa de pensar o contra-trabalho da criação sonora de linhas de fuga como a própria crítica musical: quando a música procura outros ritmos que não sejam os do trabalho compulsório, da vida social e subjetiva sedentarizada. Estendendo as experimentações às forças não-sonoras, improvisando rearranjos gambiarrísticos; seguindo intensidades, procurando retornar a escuta (a)o corpo (a)o mundo . |
Abstract: | This work deals with the relationship among the ethical problems sighted in a schizophonic soundscape and its possibilities of creating sonic territorialities. How to listen and to think the activity of organizating sounds – which has been over time reduced to music and musicians – as a machine that operates a passage to already existing and possible territories? How has it been agencied, in diverse situations, a creative resistance which has always done a reappropriation of tools for another purposes, redistributing to another fluxes the activity of listening? An essay at thinking the counter-work of creating sonic lines of flight as musical critique itself: the moment when music seeks another rhythms than those of compulsory labor, of a sedentarized social and subjective life. Extending the experimentations to non-sonic forces, improvising arrangements of gambiarras; pursuing intensities, attempting to return the listening (to) the body (to) the world. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77698 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/3466969816772521 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0134131107132946 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_dis_itccamanho.pdf | 633,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.