Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77698
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Kroef, Ada Beatriz Gallichio | - |
dc.contributor.author | Camanho, Ícaro Tavares Capelo | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T17:53:52Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T17:53:52Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CAMANHO, Ícaro Tavares Capelo. Cartografias esquizofônicas. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77698 | - |
dc.description.abstract | This work deals with the relationship among the ethical problems sighted in a schizophonic soundscape and its possibilities of creating sonic territorialities. How to listen and to think the activity of organizating sounds – which has been over time reduced to music and musicians – as a machine that operates a passage to already existing and possible territories? How has it been agencied, in diverse situations, a creative resistance which has always done a reappropriation of tools for another purposes, redistributing to another fluxes the activity of listening? An essay at thinking the counter-work of creating sonic lines of flight as musical critique itself: the moment when music seeks another rhythms than those of compulsory labor, of a sedentarized social and subjective life. Extending the experimentations to non-sonic forces, improvising arrangements of gambiarras; pursuing intensities, attempting to return the listening (to) the body (to) the world. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cartografias esquizofônicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho trata da relação entre os problemas éticos apontados em uma paisagem sonora esquizofônica, e das possibilidades de criação de territorialidades sonoras. Como pensar e ouvir a atividade de organização sonora – que durante muito tempo foi reduzida à música e aos músicos – enquanto máquina que opera uma passagem para territórios possíveis e já existentes? Como agenciou-se, em situações diversas, uma resistência criativa que sempre fez reaproriação das ferramentas para outros usos, redistribuição da escuta para outros fluxos? Uma tentativa de pensar o contra-trabalho da criação sonora de linhas de fuga como a própria crítica musical: quando a música procura outros ritmos que não sejam os do trabalho compulsório, da vida social e subjetiva sedentarizada. Estendendo as experimentações às forças não-sonoras, improvisando rearranjos gambiarrísticos; seguindo intensidades, procurando retornar a escuta (a)o corpo (a)o mundo . | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ritornelo | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Paisagem sonora | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Nomadologia | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Gambiarra | pt_BR |
dc.subject.en | Refrain | pt_BR |
dc.subject.en | Soundscape | pt_BR |
dc.subject.en | Nomadology | pt_BR |
dc.subject.en | Gambiarra | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3466969816772521 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0134131107132946 | pt_BR |
local.date.available | 2024-08-14 | - |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_dis_itccamanho.pdf | 633,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.