Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77505
Type: | TCC |
Title: | La atraccción por lo inanimado: cuando los románticos rellenan el vacío |
Title in Spanish: | La atraccción por lo inanimado: cuando los románticos rellenan el vacío |
Authors: | Alves, Lorrah de Sousa |
Advisor: | Cardoso, Maria Inês Pinheiro |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Literatura Comparada;Romantismo;Gustavo Bécquer;Álvares de Azevedo;Morte |
Keywords in Spanish : | Literatura comparada;Romanticismo;Muerte |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | ALVES, Lorrah de Sousa. La atraccción por lo inanimado: cuando los románticos rellenan el vacío. Orientadora: Maria Inês Pinheiro Cardoso. 2023. 31 f. TCC (Graduação em Letras/Espanhol) - Curso de Graduação em Letras Espanhol, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esse trabalho apresenta uma análise comparativa de duas obras da literatura romântica: Solfieri, de Manoel Antônio Álvares de Azevedo, e El Beso, de Gustavo Adolfo Bécquer, com especial atenção no cotejo, à idealização da morte, comum a ambos os textos. Esta idealização se produz em torno da representação de personagens femininas mortas e no mistério que envolve as suas identidades. A análise explora a forma como os protagonistas de ambos os contos constroem fantasias em torno das mulheres mortas, com as quais se deparam, e examina a interação entre essas duas figuras, vazias de identidade, e as idealizações que sobre esse vazio projetam os protagonistas. Considerados esses aspectos, leva-se em conta o poder transformador – e germinador – da morte ao fornecer uma tela branca para as fantasias dos dois homens. Consideram-se, também, outro nível de comparação quando uma beleza supra e uma pureza imaculada, atribuídas às mulheres mortas, justapõem-se a uma representação das mulheres vivas, sempre carentes ou excessivas, em seus traços imperfeitos. Este trabalho também sublinha os traços românticos presentes nas obras, tais como o culto ao "eu", a idealização do gênero feminino, o amor inatingível e a expressão exagerada de emoções. Traçando paralelos e observando igualmente as distinções entre "Solfieri" e "El Beso", o estudo revela semelhanças nas suas bases temáticas, ao mesmo tempo em que destaca abordagens estilísticas particulares. Explora a forma como ambas as obras exemplificam o fascínio do Romantismo pela morte, a feminilidade idealizada e a exploração do misterioso e do macabro. Através de uma análise literária comparativa baseada em conceitos de literatura comparada – textos de Tania Carvalhal e Claudio Guillén –, e em teses sobre os dois autores – especialmente autoras como: Alessandra Fernandes, Juliana Ferreira, Márcia de Melo e de Débora García – , esta investigação contribui para uma compreensão mais estendida das complexidades temáticas e das nuances estilísticas na representação da morte mesma e das mulheres mortas idealizadas nas obras selecionadas de Álvares de Azevedo e de Bécquer, no contexto do Romantismo brasileiro e espanhol. |
Abstract in Spanish: | Este trabajo presenta un análisis comparativo de dos obras de la literatura romántica: Solfieri, de Manoel Antônio Álvares de Azevedo, y El Beso, de Gustavo Adolfo Bécquer, con especial atención a la idealización de la muerte, común a ambos textos. Esta idealización gira en torno a la representación de personajes femeninos muertos y al misterio que rodea sus identidades. El análisis explora la forma como los protagonistas de ambos relatos construyen fantasías en torno a las mujeres muertas que encuentran, y examina la interacción entre estas dos figuras, vacías de identidad, y las idealizaciones que los protagonistas proyectan sobre este vacío. Considerando estos aspectos, se tiene en cuenta el poder transformador – y germinador – de la muerte, que proporciona un lienzo en blanco para las fantasías de los dos hombres. También se considera otro nivel de comparación, cuando una belleza supra y una inmaculada pureza, atribuidas a las mujeres muertas, se yuxtaponen a una representación de mujeres vivas, siempre carentes o excesivas en sus rasgos imperfectos. Este trabajo destaca también los rasgos románticos presentes en las obras, como el culto al "yo", la idealización del género femenino, el amor inalcanzable y la expresión exagerada de las emociones. Estableciendo paralelismos y observando también las diferencias entre "Solfieri" y "El Beso", el estudio revela similitudes en sus bases temáticas, al tiempo que pone de relieve planteamientos estilísticos particulares. Explora cómo en las dos obras se ejemplifica la fascinación del romanticismo por la muerte, la feminidad idealizada y la exploración de lo misterioso y lo macabro. A través de un análisis literario comparativo basado en conceptos de literatura comparada – textos de Tania Carvalhal y Claudio Guillén – y tesis sobre los dos autores – en especial autoras como Alessandra Fernandes, Juliana Ferreira, Márcia de Melo y Débora García –, esta investigación contribuye a una comprensión más amplia de las complejidades temáticas y los matices estilísticos en la representación de la propia muerte y de las mujeres muertas idealizadas en las obras seleccionadas de Álvares de Azevedo y Bécquer, en el contexto del romanticismo brasileño y español. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77505 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4935253206989029 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2492239849871897 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | LETRAS - ESPANHOL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_lsalves.pdf | Trabalho de conclusão de curso de Lorrah de Sousa Alves. | 383,09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.