Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77447
Tipo: | TCC |
Título : | Estratégias para o ensino de Física em ambientes virtuais |
Autor : | Ferreira, Anthony Queiroz |
Tutor: | Freire, Paulo de Tarso |
Palabras clave en portugués brasileño: | Educação;Tecnologias;Estratégias;Ensino;Física |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | FERREIRA,A.Q. Estratégias para ensino de Física em ambientes virtuais. 2024. 70 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | O Ensino de Física em ambientes virtuais vem desempenhando um papel crucial na educação nos tempos atuais, permitindo a disseminação do conhecimento científico de forma ampla e acessível. Este estudo propõe uma análise quantitativa e qualitativa de estratégias de ensino de física em ambientes virtuais, visando entender os desafios enfrentados pelos professores e alunos por meio de suas experiências dos últimos anos. Com as crescentes evoluções que estão acontecendo com a tecnologia, o ensino remoto de física também vem crescendo constantemente, fazendo com que se necessite de estratégias que impulsionem a utilização e adaptação desses novos recursos na área educacional. Por meio de uma sistemática investigação, este trabalho resume inicialmente a história do ensino a distância (EAD), identificando suas origens e a evolução ao longo do tempo, a fim de compreender os principais desafios enfrentados e os aspectos mais dependentes de mudança. Este estudo destaca a importância do Ensino de Física em ambientes virtuais como uma ferramenta poderosa para democratizar o acesso à educação, superar barreiras geográficas e socioeconômicas e preparar os alunos para os desafios do mundo moderno. Ao explorar a jornada e propor estratégias para o aprimoramento desse ensino, este trabalho contribui para o avanço do conhecimento no campo da educação e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficientes e inclusivas. |
Abstract: | Teaching Physics in virtual environments plays a crucial role in education today, allowing the dissemination of scientific knowledge in a broad and accessible way. This study proposes a quantitative and qualitative analysis of physics teaching strategies in virtual environments, aiming understanding the challenges faced by teachers and students through their experiences in recent years. With the increasing developments that are taking place with technology, remote physics teaching has also been growing constantly, meaning that strategies are needed to encourage the use and adaptation of these new resources in the educational area. Through a systematic investigation, this work initially summarizes the history of distance learning (EAD), identifying its origins and evolution over time, in order to understand the main challenges faced and the aspects most dependent on change. This study highlights the importance of Physics Teaching in virtual environments as a powerful tool to democratize access to education, overcome geographic and socioeconomic barriers and prepare students for the challenges of the modern world. By exploring the journey and proposing strategies for improving this teaching, this work contributes to the advancement of knowledge in the field of education and the development of more efficient and inclusive pedagogical practices. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77447 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_aqferreira.pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.