Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Paulo de Tarso-
dc.contributor.authorFerreira, Anthony Queiroz-
dc.date.accessioned2024-07-31T19:00:03Z-
dc.date.available2024-07-31T19:00:03Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFERREIRA,A.Q. Estratégias para ensino de Física em ambientes virtuais. 2024. 70 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77447-
dc.description.abstractTeaching Physics in virtual environments plays a crucial role in education today, allowing the dissemination of scientific knowledge in a broad and accessible way. This study proposes a quantitative and qualitative analysis of physics teaching strategies in virtual environments, aiming understanding the challenges faced by teachers and students through their experiences in recent years. With the increasing developments that are taking place with technology, remote physics teaching has also been growing constantly, meaning that strategies are needed to encourage the use and adaptation of these new resources in the educational area. Through a systematic investigation, this work initially summarizes the history of distance learning (EAD), identifying its origins and evolution over time, in order to understand the main challenges faced and the aspects most dependent on change. This study highlights the importance of Physics Teaching in virtual environments as a powerful tool to democratize access to education, overcome geographic and socioeconomic barriers and prepare students for the challenges of the modern world. By exploring the journey and proposing strategies for improving this teaching, this work contributes to the advancement of knowledge in the field of education and the development of more efficient and inclusive pedagogical practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégias para o ensino de Física em ambientes virtuaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Ensino de Física em ambientes virtuais vem desempenhando um papel crucial na educação nos tempos atuais, permitindo a disseminação do conhecimento científico de forma ampla e acessível. Este estudo propõe uma análise quantitativa e qualitativa de estratégias de ensino de física em ambientes virtuais, visando entender os desafios enfrentados pelos professores e alunos por meio de suas experiências dos últimos anos. Com as crescentes evoluções que estão acontecendo com a tecnologia, o ensino remoto de física também vem crescendo constantemente, fazendo com que se necessite de estratégias que impulsionem a utilização e adaptação desses novos recursos na área educacional. Por meio de uma sistemática investigação, este trabalho resume inicialmente a história do ensino a distância (EAD), identificando suas origens e a evolução ao longo do tempo, a fim de compreender os principais desafios enfrentados e os aspectos mais dependentes de mudança. Este estudo destaca a importância do Ensino de Física em ambientes virtuais como uma ferramenta poderosa para democratizar o acesso à educação, superar barreiras geográficas e socioeconômicas e preparar os alunos para os desafios do mundo moderno. Ao explorar a jornada e propor estratégias para o aprimoramento desse ensino, este trabalho contribui para o avanço do conhecimento no campo da educação e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficientes e inclusivas.pt_BR
dc.subject.ptbrEducaçãopt_BR
dc.subject.ptbrTecnologiaspt_BR
dc.subject.ptbrEstratégiaspt_BR
dc.subject.ptbrEnsinopt_BR
dc.subject.ptbrFísicapt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_aqferreira.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.