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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77425
Type: | Dissertação |
Title: | Dos planos institucionais ao "nada sobre nós sem nós": avaliação das políticas públicas de inclusão dos estudantes com deficiência na Universidade Federal do Ceará (2013-2022) |
Authors: | Gomes, Felipe Peixoto |
Advisor: | Carvalho, Alba Maria Pinho de |
Co-advisor: | Lustosa, Francisca Geny |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Políticas públicas;Inclusão;Ensino superior;Avaliação em profundidade |
Keywords in English : | Public policies;Inclusion;University education;In-Depth rating |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | GOMES, Felipe Peixoto. Dos planos institucionais ao "nada sobre nós sem nós": avaliação das políticas públicas de inclusão dos estudantes com deficiência na Universidade Federal do Ceará (2013-2022). 2024. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho objetivou analisar as políticas públicas de educação inclusiva, implementadas na Universidade Federal do Ceará (UFC), com recorte no período de 2013 a 2022, tendo como interesses específicos: i. Situar o contexto nacional e local no qual as políticas de educação inclusiva foram formuladas e implementadas na Universidade Federal do Ceará; ii. Identificar, junto aos estudantes com deficiência, dos diversos cursos de graduação da UFC, em que medida e extensão está acontecendo a sua inclusão na UFC e seus desafios; iii. Mapear as informações censitárias sobre os estudantes com deficiência, as implicações e os usos decorrentes para a formulação de ações de inclusão e acessibilidade. A fundamentação teórica que embasou esta investigação envolve os estudos de Mantoan e Prieto (2006), Silva (2012), Salend (2016) e Lustosa e Ribeiro (2020), no que diz respeito à educação inclusiva; e Januzzi (2016), e Rodrigues (2008, 2016) quanto à avaliação de políticas públicas. A abordagem metodológica se deu na perspectiva qualitativa de investigação, constituída por meio de análise documental de três acervos principais: i. Planos de Desenvolvimento Institucional (UFC, 2012; 2017b; 2022b); ii. Relatório de Gestão da Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui, 2023) e do Relatório da Comissão Própria de Avaliação (UFC, 2022c). Foram agregadas também, informações como os microdados do módulo “Alunos” do Censo da Educação Superior (2013 a 2019) e aplicação de questionário online junto aos estudantes com deficiência (respondido por 46 estudantes, de distintos cursos e campi, sobre a experiência de inclusão vivenciada). Os dados indicam que a UFC passou a receber um quantitativo significativo de estudantes com deficiências em seus cursos de graduação, principalmente a partir das cotas, em 2000, sem estar devidamente estruturada para isso, ainda, doravante, apresentando dificuldades em atender as demandas existentes. A análise das informações referendadas, notadamente, pelo público beneficiado por tais políticas públicas, revela a necessidade de sincronizar as políticas institucionais com as necessidades dos estudantes. Outra evidência é a de a experiência inclusiva desse público tem ficado à mercê das iniciativas humanitárias e/ou benevolente da comunidade acadêmica (professores e colegas mais sensíveis a causa) que se organizam, em geral, para pensar soluções e dar apoio para o enfrentamento das barreiras que impedem a participação efetiva dos discentes no contexto universitário, comprometendo assim, suas aprendizagens, experiências acadêmicas e seu desenvolvimento. |
Abstract: | This work aimed to analyze the public policies of inclusive education, implemented at the Federal University of Ceará (UFC), with a cut in the period from 2013 to 2022, having as specific interests: i. Situate the national and local context in which inclusive education policies were formulated and implemented at the Federal University of Ceará; ii. Identify, together with students with disabilities, from the various UFC undergraduate courses, to what extent and extent their inclusion in the UFC is happening and its challenges; iii. Mapping census information on students with disabilities, the implications and resulting uses for the formulation of inclusion and accessibility actions. The theoretical foundation that supported this investigation involves the studies of Mantoan and Prieto (2006), Silva (2012), Salend (2016) and Lustosa and Ribeiro (2020), with regard to inclusive education; and Januzzi (2016), and Rodrigues (2008, 2016) regarding the evaluation of public policies. The methodological approach took place in the qualitative perspective of investigation, constituted through documental analysis of three main collections: i. Institutional Development Plans (UFC, 2012; 2017b; 2022b ); ii. Management Report of the Secretariat for Accessibility (UFC Includes, 2023) and the Report of the Evaluation Committee (UFC, 2022c). Information such as microdata from the “Students” module of the Higher Education Census (2013 to 2019) and the application of an online questionnaire to students with disabilities (answered by 46 students, from different courses and campuses, about the experience of inclusion) were also added. experienced). The data indicate that the UFC began to receive a significant amount of students with disabilities in its undergraduate courses, mainly from the quotas, in 2000, without being properly structured for this, still, from now on, presenting difficulties in meeting the existing demands. The analysis of the referenced information, notably, by the public benefited by such public policies, reveals the need to synchronize institutional policies with the needs of students. Another evidence is that the inclusive experience of this public has been at the mercy of the humanitarian and/or benevolent initiatives of the academic community (professors and colleagues who are more sensitive to the cause) who organize themselves, in general, to think of solutions and provide support for facing the barriers that prevent the effective participation of students in the university context, thus compromising their learning, academic experiences and their development. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77425 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3306236623454933 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5941867047206757 |
Co-advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9802514363178311 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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