Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77411
Tipo: Dissertação
Título : Letramento de gênero e adolescentes: intervenções realizadas no interior do Estado do Ceará
Autor : Lima, Antônia Renata Lopes
Tutor: Marques, Natália Santos
Palabras clave en portugués brasileño: gênero;adolescentes;letramento;intervenção
Palabras clave en inglés: gender;adolescents;literacy;intervention
Fecha de publicación : 2023
Citación : LIMA, Antônia Renata Lopes. Letramento de gênero e adolescentes: intervenções realizadas no interior do Estado do Ceará. 2023. 38 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho apresenta o relatório técnico de planejamento e execução de oficinas que promoveram o letramento de gênero entre 25 adolescentes matriculados em uma escola do interior do Estado do Ceará. Para isso, foram planejados cinco encontros, onde foram abordadas diferentes temáticas, tais como, desigualdade de gênero e suas consequências. Cada encontro seguiu a estrutura proposta por França (2009), utilizando-se também de recursos como músicas, notícias, e outros elementos pedagógicos. Dessa forma, entende-se gênero como um construto social, imposto a homens e mulheres, e que favorece o surgimento de caminhos privilegiados de subjetivação, pois enquanto o homem “forma-se” através do dispositivo de eficácia (laborativa e sexual), a mulher “forma-se” pelo dispositivo materno/amoroso (Marques, 2020; Zanello, 2018). Essa perspectiva alimenta a desigualdade entre os gêneros, por isso, essa proposta justifica-se, dentre alguns motivos, pelas taxas alarmantes de violência contra mulheres (Araújo, 2008) e pela pouca inserção da temática no contexto escolar.
Abstract: This paper presents the technical report on the planning and implementation of workshops aimed at promoting gender literacy among 25 adolescents enrolled in a school in the interior of the State of Ceará, Brazil. To achieve this goal, five meetings were planned, addressing various themes such as gender inequality and its consequences. Each meeting followed the structure proposed by França (2009), incorporating resources such as music, news, and other pedagogical elements. In this context, gender is understood as a social construct imposed on both men and women, fostering the emergence of privileged paths of subjectivation. While men “form themselves” through the efficacy (work and sexual) device, women “form themselves” through the maternal/affectionate device (Marques, 2020; Zanello, 2018). This perspective fuels gender inequality, justifying this proposal for various reasons, including the alarming rates of violence against women (Araújo, 2008) and the limited integration of the theme in the school context.
Descripción en portugués brasileño : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77411
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-8971-7280
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5242909355849793
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003-4994-3811
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6060664745536596
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_arllima.pdfDissertação897,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
arllima_Termo_de_autorizacao_biblioteca__assinado.pdfTermo de autorização245,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.