Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77411
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMarques, Natália Santos-
dc.contributor.authorLima, Antônia Renata Lopes-
dc.date.accessioned2024-07-30T16:41:03Z-
dc.date.available2024-07-30T16:41:03Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLIMA, Antônia Renata Lopes. Letramento de gênero e adolescentes: intervenções realizadas no interior do Estado do Ceará. 2023. 38 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77411-
dc.description.abstractThis paper presents the technical report on the planning and implementation of workshops aimed at promoting gender literacy among 25 adolescents enrolled in a school in the interior of the State of Ceará, Brazil. To achieve this goal, five meetings were planned, addressing various themes such as gender inequality and its consequences. Each meeting followed the structure proposed by França (2009), incorporating resources such as music, news, and other pedagogical elements. In this context, gender is understood as a social construct imposed on both men and women, fostering the emergence of privileged paths of subjectivation. While men “form themselves” through the efficacy (work and sexual) device, women “form themselves” through the maternal/affectionate device (Marques, 2020; Zanello, 2018). This perspective fuels gender inequality, justifying this proposal for various reasons, including the alarming rates of violence against women (Araújo, 2008) and the limited integration of the theme in the school context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLetramento de gênero e adolescentes: intervenções realizadas no interior do Estado do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho apresenta o relatório técnico de planejamento e execução de oficinas que promoveram o letramento de gênero entre 25 adolescentes matriculados em uma escola do interior do Estado do Ceará. Para isso, foram planejados cinco encontros, onde foram abordadas diferentes temáticas, tais como, desigualdade de gênero e suas consequências. Cada encontro seguiu a estrutura proposta por França (2009), utilizando-se também de recursos como músicas, notícias, e outros elementos pedagógicos. Dessa forma, entende-se gênero como um construto social, imposto a homens e mulheres, e que favorece o surgimento de caminhos privilegiados de subjetivação, pois enquanto o homem “forma-se” através do dispositivo de eficácia (laborativa e sexual), a mulher “forma-se” pelo dispositivo materno/amoroso (Marques, 2020; Zanello, 2018). Essa perspectiva alimenta a desigualdade entre os gêneros, por isso, essa proposta justifica-se, dentre alguns motivos, pelas taxas alarmantes de violência contra mulheres (Araújo, 2008) e pela pouca inserção da temática no contexto escolar.pt_BR
dc.subject.ptbrgêneropt_BR
dc.subject.ptbradolescentespt_BR
dc.subject.ptbrletramentopt_BR
dc.subject.ptbrintervençãopt_BR
dc.subject.engenderpt_BR
dc.subject.enadolescentspt_BR
dc.subject.enliteracypt_BR
dc.subject.eninterventionpt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecaspt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8971-7280pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5242909355849793pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4994-3811pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6060664745536596pt_BR
local.date.available2023-
Aparece en las colecciones: MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_arllima.pdfDissertação897,82 kBAdobe PDFView/Open
arllima_Termo_de_autorizacao_biblioteca__assinado.pdfTermo de autorização245,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.