Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77411
Type: Dissertação
Title: Letramento de gênero e adolescentes: intervenções realizadas no interior do Estado do Ceará
Authors: Lima, Antônia Renata Lopes
Advisor: Marques, Natália Santos
Keywords in Brazilian Portuguese : gênero;adolescentes;letramento;intervenção
Keywords in English : gender;adolescents;literacy;intervention
Issue Date: 2023
Citation: LIMA, Antônia Renata Lopes. Letramento de gênero e adolescentes: intervenções realizadas no interior do Estado do Ceará. 2023. 38 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho apresenta o relatório técnico de planejamento e execução de oficinas que promoveram o letramento de gênero entre 25 adolescentes matriculados em uma escola do interior do Estado do Ceará. Para isso, foram planejados cinco encontros, onde foram abordadas diferentes temáticas, tais como, desigualdade de gênero e suas consequências. Cada encontro seguiu a estrutura proposta por França (2009), utilizando-se também de recursos como músicas, notícias, e outros elementos pedagógicos. Dessa forma, entende-se gênero como um construto social, imposto a homens e mulheres, e que favorece o surgimento de caminhos privilegiados de subjetivação, pois enquanto o homem “forma-se” através do dispositivo de eficácia (laborativa e sexual), a mulher “forma-se” pelo dispositivo materno/amoroso (Marques, 2020; Zanello, 2018). Essa perspectiva alimenta a desigualdade entre os gêneros, por isso, essa proposta justifica-se, dentre alguns motivos, pelas taxas alarmantes de violência contra mulheres (Araújo, 2008) e pela pouca inserção da temática no contexto escolar.
Abstract: This paper presents the technical report on the planning and implementation of workshops aimed at promoting gender literacy among 25 adolescents enrolled in a school in the interior of the State of Ceará, Brazil. To achieve this goal, five meetings were planned, addressing various themes such as gender inequality and its consequences. Each meeting followed the structure proposed by França (2009), incorporating resources such as music, news, and other pedagogical elements. In this context, gender is understood as a social construct imposed on both men and women, fostering the emergence of privileged paths of subjectivation. While men “form themselves” through the efficacy (work and sexual) device, women “form themselves” through the maternal/affectionate device (Marques, 2020; Zanello, 2018). This perspective fuels gender inequality, justifying this proposal for various reasons, including the alarming rates of violence against women (Araújo, 2008) and the limited integration of the theme in the school context.
Description in Brazilian Portuguese: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77411
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8971-7280
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5242909355849793
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4994-3811
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6060664745536596
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_arllima.pdfDissertação897,82 kBAdobe PDFView/Open
arllima_Termo_de_autorizacao_biblioteca__assinado.pdfTermo de autorização245,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.