Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77411
Tipo: Dissertação
Título: Letramento de gênero e adolescentes: intervenções realizadas no interior do Estado do Ceará
Autor(es): Lima, Antônia Renata Lopes
Orientador: Marques, Natália Santos
Palavras-chave em português: gênero;adolescentes;letramento;intervenção
Palavras-chave em inglês: gender;adolescents;literacy;intervention
Data do documento: 2023
Citação: LIMA, Antônia Renata Lopes. Letramento de gênero e adolescentes: intervenções realizadas no interior do Estado do Ceará. 2023. 38 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumo: O presente trabalho apresenta o relatório técnico de planejamento e execução de oficinas que promoveram o letramento de gênero entre 25 adolescentes matriculados em uma escola do interior do Estado do Ceará. Para isso, foram planejados cinco encontros, onde foram abordadas diferentes temáticas, tais como, desigualdade de gênero e suas consequências. Cada encontro seguiu a estrutura proposta por França (2009), utilizando-se também de recursos como músicas, notícias, e outros elementos pedagógicos. Dessa forma, entende-se gênero como um construto social, imposto a homens e mulheres, e que favorece o surgimento de caminhos privilegiados de subjetivação, pois enquanto o homem “forma-se” através do dispositivo de eficácia (laborativa e sexual), a mulher “forma-se” pelo dispositivo materno/amoroso (Marques, 2020; Zanello, 2018). Essa perspectiva alimenta a desigualdade entre os gêneros, por isso, essa proposta justifica-se, dentre alguns motivos, pelas taxas alarmantes de violência contra mulheres (Araújo, 2008) e pela pouca inserção da temática no contexto escolar.
Abstract: This paper presents the technical report on the planning and implementation of workshops aimed at promoting gender literacy among 25 adolescents enrolled in a school in the interior of the State of Ceará, Brazil. To achieve this goal, five meetings were planned, addressing various themes such as gender inequality and its consequences. Each meeting followed the structure proposed by França (2009), incorporating resources such as music, news, and other pedagogical elements. In this context, gender is understood as a social construct imposed on both men and women, fostering the emergence of privileged paths of subjectivation. While men “form themselves” through the efficacy (work and sexual) device, women “form themselves” through the maternal/affectionate device (Marques, 2020; Zanello, 2018). This perspective fuels gender inequality, justifying this proposal for various reasons, including the alarming rates of violence against women (Araújo, 2008) and the limited integration of the theme in the school context.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77411
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-8971-7280
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5242909355849793
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-4994-3811
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6060664745536596
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_arllima.pdfDissertação897,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
arllima_Termo_de_autorizacao_biblioteca__assinado.pdfTermo de autorização245,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.