Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77337
Tipo: Dissertação
Título : Avaliação da qualidade dos serviços de uma biblioteca universitária na percepção dos discentes
Autor : Soares, Djeanne Batista Costa
Tutor: Araújo, Adriana Castro
Palabras clave en portugués brasileño: Biblioteca universitária;Escala SERVPERF;Serviços de informação, satisfação do usuário;Qualidade no atendimento ao usuário
Palabras clave en inglés: University library;Information services, user satisfaction;Quality of user service;SERVPERF scale
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : SOARES, Djeanne Batista Costa. Avaliação da qualidade dos serviços de uma biblioteca universitária na percepção dos discentes. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A busca pela excelência na qualidade do atendimento está crescendo nas organizações, com um foco ampliado que abrange tanto produtos quanto a prestação de serviços. As bibliotecas universitárias, enquanto prestadoras de serviços, são essenciais para pesquisadores e estudantes, oferecendo informações para o ensino, pesquisa e extensão. Dentro da perspectiva da qualidade de serviços, configurou a necessidade de avaliar e entender a percepção dos usuários sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias. Com efeito, o objetivo geral deste estudo é avaliar a percepção dos usuários discentes da UFC Sobral quanto à qualidade dos serviços oferecidos pelas Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral. Os aspectos analisados incluem a qualidade do acervo, instalações físicas, atendimento dos colaboradores e uso de serviços on-line. Utilizou-se a métrica SERVPERF, uma adaptação da métrica SERVQUAL, para análise das dimensões de qualidade. A metodologia utilizada foi exploratório-descritivo de abordagem quali-quantitativa, baseada em estudo de caso, os dados foram coletados através de um questionário eletrônico, enviado aos discentes do Campus da UFC em Sobral. A pesquisa abrangeu 134 discentes do universo de 2.560 discentes de graduação e pós-graduação, representando um retorno de 5,23% dos alunos. Espera-se que os resultados contribuam para a melhoria dos serviços e a promoção de um ambiente propício à pesquisa na comunidade acadêmica, proporcionando avanços no campo da qualidade dos serviços em bibliotecas universitárias.
Abstract: The search for excellence in service quality is growing in organizations, with an expanded focus that encompasses both products and service provision. University libraries, as service providers, are essential for researchers and students, offering information for teaching, research and extension. From the perspective of service quality, there was a need to evaluate and understand users' perception of the quality of services offered by university libraries. Indeed, the general objective of this study is to evaluate the perception of UFC Sobral student users regarding the quality of services offered by the Libraries of the Federal University of Ceará, Sobral Campus. The aspects analyzed include the quality of the collection, physical facilities, employee service and the use of online services. The SERVPERF metric, an adaptation of the SERVQUAL metric, was used to analyze the quality dimensions. The methodology used was exploratory-descriptive with a qualitative-quantitative approach, based on a case study, data were collected through an electronic questionnaire, sent to students at the UFC Campus in Sobral. The survey covered 134 students out of 2,560 undergraduate and postgraduate students, representing a return of 5.23% of students. It is expected that the results will contribute to the improvement of services and the promotion of an environment conducive to research in the academic community, providing advances in the field of quality of services in university libraries.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77337
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-5718-1901
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0575010323435921
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-7739-0471
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9105732661300720
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_dbcsoares.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.