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dc.contributor.advisorAraújo, Adriana Castro-
dc.contributor.authorSoares, Djeanne Batista Costa-
dc.date.accessioned2024-07-22T14:45:05Z-
dc.date.available2024-07-22T14:45:05Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOARES, Djeanne Batista Costa. Avaliação da qualidade dos serviços de uma biblioteca universitária na percepção dos discentes. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77337-
dc.description.abstractThe search for excellence in service quality is growing in organizations, with an expanded focus that encompasses both products and service provision. University libraries, as service providers, are essential for researchers and students, offering information for teaching, research and extension. From the perspective of service quality, there was a need to evaluate and understand users' perception of the quality of services offered by university libraries. Indeed, the general objective of this study is to evaluate the perception of UFC Sobral student users regarding the quality of services offered by the Libraries of the Federal University of Ceará, Sobral Campus. The aspects analyzed include the quality of the collection, physical facilities, employee service and the use of online services. The SERVPERF metric, an adaptation of the SERVQUAL metric, was used to analyze the quality dimensions. The methodology used was exploratory-descriptive with a qualitative-quantitative approach, based on a case study, data were collected through an electronic questionnaire, sent to students at the UFC Campus in Sobral. The survey covered 134 students out of 2,560 undergraduate and postgraduate students, representing a return of 5.23% of students. It is expected that the results will contribute to the improvement of services and the promotion of an environment conducive to research in the academic community, providing advances in the field of quality of services in university libraries.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade dos serviços de uma biblioteca universitária na percepção dos discentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA busca pela excelência na qualidade do atendimento está crescendo nas organizações, com um foco ampliado que abrange tanto produtos quanto a prestação de serviços. As bibliotecas universitárias, enquanto prestadoras de serviços, são essenciais para pesquisadores e estudantes, oferecendo informações para o ensino, pesquisa e extensão. Dentro da perspectiva da qualidade de serviços, configurou a necessidade de avaliar e entender a percepção dos usuários sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias. Com efeito, o objetivo geral deste estudo é avaliar a percepção dos usuários discentes da UFC Sobral quanto à qualidade dos serviços oferecidos pelas Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral. Os aspectos analisados incluem a qualidade do acervo, instalações físicas, atendimento dos colaboradores e uso de serviços on-line. Utilizou-se a métrica SERVPERF, uma adaptação da métrica SERVQUAL, para análise das dimensões de qualidade. A metodologia utilizada foi exploratório-descritivo de abordagem quali-quantitativa, baseada em estudo de caso, os dados foram coletados através de um questionário eletrônico, enviado aos discentes do Campus da UFC em Sobral. A pesquisa abrangeu 134 discentes do universo de 2.560 discentes de graduação e pós-graduação, representando um retorno de 5,23% dos alunos. Espera-se que os resultados contribuam para a melhoria dos serviços e a promoção de um ambiente propício à pesquisa na comunidade acadêmica, proporcionando avanços no campo da qualidade dos serviços em bibliotecas universitárias.pt_BR
dc.subject.ptbrBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subject.ptbrEscala SERVPERFpt_BR
dc.subject.ptbrServiços de informação, satisfação do usuáriopt_BR
dc.subject.ptbrQualidade no atendimento ao usuáriopt_BR
dc.subject.enUniversity librarypt_BR
dc.subject.enInformation services, user satisfactionpt_BR
dc.subject.enQuality of user servicept_BR
dc.subject.enSERVPERF scalept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5718-1901pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0575010323435921pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7739-0471pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9105732661300720pt_BR
local.date.available2024-07-22-
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