Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77319
Tipo: | TCC |
Título : | Arch board: um jogo de tabuleiro para auxiliar no aprendizado de arquitetura de computadores |
Autor : | Almeida, Eduardo Alves |
Tutor: | Chaves, José Osvaldo Mesquita |
Palabras clave en portugués brasileño: | arquitetura de computadores;jogos educativos;jogo de tabuleiro |
Palabras clave en inglés: | computer architecture;educational games;board game |
Fecha de publicación : | jul-2024 |
Citación : | ALMEIDA, Eduardo Alves. Arch board: um jogo de tabuleiro para auxiliar no aprendizado de arquitetura de computadores. 2023. 48f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | A arquitetura de computadores é uma disciplina fundamental para compreender os componentes e as interações de um computador. No entanto, em alguns casos, essa disciplina é predominantemente teórica, tornando desafiador o aprendizado de conceitos complexos. Reconhecendo a eficácia dos jogos educativos na facilitação do processo de aprendizado, este trabalho apresenta o "Arch Board", este que é uma evolução do jogo "ArchGame". A nova versão foi desenvolvida com base no valioso feedback fornecido por discentes durante a utilização da primeira versão (ainda ArchGame). O "Arch Board" é um jogo educativo projetado para auxiliar na compreensão dos principais conceitos de arquitetura de computadores. Neste jogo de tabuleiro, os jogadores acumulam pontos à medida que avançam, transformando conceitos complexos em uma experiência envolvente e dinâmica. Para avaliar a eficácia do jogo, foram realizados testes em turmas de arquitetura de computadores, onde, ao final das partidas, os participantes respondiam a um questionário baseado no modelo MEEGA+ para avaliação de jogos educativos. Os resultados foram positivos e as sugestões dos usuários foram cuidadosamente consideradas para aprimorar ainda mais o "Arch Board", garantindo uma experiência de aprendizado ainda mais eficaz e agradável. |
Abstract: | Computer architecture is a fundamental discipline for understanding the components and interactions of a computer. However, in some cases, this discipline is predominantly theoretical, making learning complex concepts challenging. Recognizing the effectiveness of educational games in facilitating the learning process, this work presents the "Arch Board", which is an evolution of the game "ArchGame". The new version was developed based on feedback provided by students while using the first version (still ArchGame). "Arch Board" is an educational game designed to help understand key computer architecture concepts. In this board game, players accumulate points as they progress, transforming complex concepts into an immersive and dynamic experience. To evaluate the effectiveness of the game, tests were carried out in computer architecture classes, where, at the end of the games, participants answered a questionnaire based on the MEEGA+ model for evaluating educational games. The results were positive and user suggestions were carefully considered to further improve "Arch Board", ensuring an even more effective and enjoyable learning experience. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77319 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_eaalmeida.pdf | 12,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.