Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77319
Type: | TCC |
Title: | Arch board: um jogo de tabuleiro para auxiliar no aprendizado de arquitetura de computadores |
Authors: | Almeida, Eduardo Alves |
Advisor: | Chaves, José Osvaldo Mesquita |
Keywords in Brazilian Portuguese : | arquitetura de computadores;jogos educativos;jogo de tabuleiro |
Keywords in English : | computer architecture;educational games;board game |
Issue Date: | Jul-2024 |
Citation: | ALMEIDA, Eduardo Alves. Arch board: um jogo de tabuleiro para auxiliar no aprendizado de arquitetura de computadores. 2023. 48f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A arquitetura de computadores é uma disciplina fundamental para compreender os componentes e as interações de um computador. No entanto, em alguns casos, essa disciplina é predominantemente teórica, tornando desafiador o aprendizado de conceitos complexos. Reconhecendo a eficácia dos jogos educativos na facilitação do processo de aprendizado, este trabalho apresenta o "Arch Board", este que é uma evolução do jogo "ArchGame". A nova versão foi desenvolvida com base no valioso feedback fornecido por discentes durante a utilização da primeira versão (ainda ArchGame). O "Arch Board" é um jogo educativo projetado para auxiliar na compreensão dos principais conceitos de arquitetura de computadores. Neste jogo de tabuleiro, os jogadores acumulam pontos à medida que avançam, transformando conceitos complexos em uma experiência envolvente e dinâmica. Para avaliar a eficácia do jogo, foram realizados testes em turmas de arquitetura de computadores, onde, ao final das partidas, os participantes respondiam a um questionário baseado no modelo MEEGA+ para avaliação de jogos educativos. Os resultados foram positivos e as sugestões dos usuários foram cuidadosamente consideradas para aprimorar ainda mais o "Arch Board", garantindo uma experiência de aprendizado ainda mais eficaz e agradável. |
Abstract: | Computer architecture is a fundamental discipline for understanding the components and interactions of a computer. However, in some cases, this discipline is predominantly theoretical, making learning complex concepts challenging. Recognizing the effectiveness of educational games in facilitating the learning process, this work presents the "Arch Board", which is an evolution of the game "ArchGame". The new version was developed based on feedback provided by students while using the first version (still ArchGame). "Arch Board" is an educational game designed to help understand key computer architecture concepts. In this board game, players accumulate points as they progress, transforming complex concepts into an immersive and dynamic experience. To evaluate the effectiveness of the game, tests were carried out in computer architecture classes, where, at the end of the games, participants answered a questionnaire based on the MEEGA+ model for evaluating educational games. The results were positive and user suggestions were carefully considered to further improve "Arch Board", ensuring an even more effective and enjoyable learning experience. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77319 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_eaalmeida.pdf | 12,22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.