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Tipo: Dissertação
Título : Os círculos de leitura como dispositivo para formação de leitores críticos nos anos finais do ensino fundamental
Título en inglés: Reading circles as a device for training critical readers in the final years of elementary school
Autor : Pinho, Áurea Cristina Bezerra da Silva
Tutor: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palabras clave en portugués brasileño: Letramento literário;ISD;Sequência básica;Aula interativa de leitura;Ensino Fundamental;Anos finais
Palabras clave en inglés: Literary literacy;Basic Sequence;Interactive reading class;Final years;Elementary School
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : PINHO, Áurea Cristina Bezerra da Silva. Os círculos de leitura como dispositivo para formação de leitores críticos nos anos finais do ensino fundamental. 2024. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem como tema o letramento literário e sua delimitação são os círculos de leitura como promoção de letramento literário para alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Caucaia, Ceará. Esta investigação justifica-se pela necessidade de utilizar a escola como espaço em contribuir para a formação de leitores críticos conforme Cosson (2018), Kleiman (2007), Bortoni-Ricardo (2008) entre outros, visto ser esse o espaço em que os estudantes aprendem de modo sistematizado, já que em seus lares, em geral, esse aprendizado não é possível, ainda que tenham acesso a ferramentas tecnológicas, a presença do professor é necessária para essa sistematização do conhecimento. Para alcançar os objetivos e responder aos questionamentos de pesquisa, buscou-se documentos educacionais que respaldassem este trabalho como os PCN, a BNCC, o DCRC, além de um aporte teórico-metodológico para um embasamento adequado como da pesquisa-ação (Thiollent, 2011). O principal objetivo se deu na sistematização de círculos de leitura, no que diz respeito ao letramento literário, por meio da Sequência Básica proposta por Cosson (2018) e na análise das camadas do texto à luz do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD, proposto por Bronckart (2012). A isso somamos a aula interativa de leitura, proposta por Leurquin (2014), para analisar, especificamente, as categorias de produção textual e os mecanismos enunciativos, especialmente, as vozes que emanam do texto a partir da obra literária “Extraordinário”, de R. J. Palacio disponibilizada pelo último PNLD Literário, de 2019. Em Braggio (1992), esta pesquisa encontra as concepções de leitura as quais se filia: a interacionista, em que o leitor é ativo e utiliza seus conhecimentos já adquiridos e os conhecimentos advindos do texto, sendo a prática de leitura com foco entre o leitor e o autor do texto; e a sociopsicolinguística, em que a prática de leitura tem foco em um novo evento de ressignificação entre leitor e texto. Nas discussões sobre leitura e formação de leitores, enfatiza-se a relevância dos trabalhos desenvolvidos por Petit (2019), quanto a importância da leitura, além do letramento literário; Kleiman (1995; 2002; 2007; 2008) na perspectiva da Linguística Aplicada; Soares (2003; 2009), na perspectiva da Educação; e Smith (1989) para compreender uma análise psicolinguística da leitura voltada para intervenção pedagógica do professor na aprendizagem. Para análise dos resultados dessa investigação, optou-se pelas técnicas de observação a partir da participação dos alunos, descrição e análise reflexiva dos dados gerados por meio do material didático desenvolvido pela pesquisadora e que culminou em um caderno pedagógico voltado para o(a) professor(a). Pondera-se que este trabalho de pesquisa foi satisfatório, ainda que não solucione todos os problemas relativos à leitura, ele contribuiu de maneira significativa quanto à experiência dos estudantes em folhear cada página de uma obra literária, caracterizada por eles como extensa, além de podê-la analisá-la coletivamente, produzir os sentidos do texto de forma expressiva e transpor esses saberes em uma peça teatral. Com isso, os discentes puderam perpassar pelo letramento literário e perceber que a leitura pode suscitar a imaginação, o prazer e a reflexão sobre suas próprias vidas e o meio em que vivem.
Abstract: This research's theme is literary literacy and its delimitation is reading circles as a promotion of literary literacy for students in the 7th grade of elementary school at a municipal public school in Caucaia, Ceará. This investigation is justified by the need to use school as a space to contribute to the formation of critical readers according to Cosson (2018), Kleiman (2007), Bortoni-Ricardo (2008) among others, as this is the space in which students they learn in a systematized way, since in their homes, in general, this learning is not possible, even if they have access to technological tools, the presence of the teacher is necessary for this systematization of knowledge. To achieve the objectives and answer the research questions, we sought educational documents that supported this work, such as the PCN, the BNCC, the DCRC, in addition to a theoretical-methodological contribution for an adequate basis such as action research (Thiollent, 2011). The main objective was to systematize reading circles, with regard to literary literacy, through the Basic Sequence proposed by Cosson (2018) and in the analysis of the layers of the text in the light of Sociodiscursive Interactionism – ISD, proposed by Bronckart (2012). To this we add the interactive reading class, proposed by Leurquin (2014), to specifically analyze the categories of textual production and enunciative mechanisms, especially the voices that emanate from the text from the literary work “Extraordinário”, by R. J. Palacio made available by the latest PNLD Literary, from 2019. In Braggio (1992), this research finds the conceptions of reading to which it is affiliated: the interactionist, in which the reader is active and uses their already acquired knowledge and the knowledge arising from the text, being the practice of reading with a focus between the reader and the author of the text; and sociopsycholinguistics, in which the practice of reading focuses on a new event of resignification between reader and text. In discussions about reading and reader training, the relevance of the work developed by Petit (2019) is emphasized, regarding the importance of reading, in addition to literary literacy; Kleiman (1995; 2002; 2007; 2008) from the perspective of Applied Linguistics; Soares (2003; 2009), from the perspective of Education; and Smith (1989) to understand a psycholinguistic analysis of reading aimed at the teacher's pedagogical intervention in learning. To analyze the results of this investigation, we opted for observation techniques based on student participation, description and reflective analysis of the data collected through teaching material developed by the researcher and which culminated in a pedagogical notebook aimed at the teacher (The). It is considered that this research work was satisfactory, even though it does not solve all the problems related to reading, it contributed in a significant in terms of the students' experience in leafing through each page of a literary work, considered extensive by them, in addition to being able to analyze it collectively, produce the meanings of the text in an expressive way and transpose this knowledge into a theatrical piece. With this, students were able to go through literary literacy and realize that reading can spark imagination, pleasure and reflection on their own lives and the environment in which they live.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77245
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1266387089693004
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-7532-1210
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8481500214152887
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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