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Tipo: Dissertação
Título : Cinema e sexualidade na república de Weimar: A “Nova Mulher” no filme A Caixa de Pandora (1929)
Título en inglés: Cinema and sexuality in the Weimar republic: the “New Woman” in the film Pandora’s Box (1929)
Autor : Nunes, Vitória Gondim Real
Tutor: Parode, Fábio Pezzi
Palabras clave en portugués brasileño: Cinema;Gênero;Sexualidade;República de Weimar
Palabras clave en inglés: Cinema;Gender;Sexuality;Weimar republic.
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : NUNES, Vitória Gondim Real. Cinema e sexualidade na república de Weimar: a “Nova Mulher” no filme A Caixa de Pandora (1929). 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A República de Weimar (1918-1933) vivenciou significativas mudanças, entre elas o surgimento da “Nova Mulher” que gerou ansiedades sociais acerca dos tradicionais papéis de gênero. Como consequência, um crescente discurso misógino colocava a “Nova Mulher” como responsável pela crise social, política, econômica e cultural do país. O cinema de Weimar, nesse contexto, também contribuiu para afirmar ou para negar muitos desses discursos, e diversos filmes dessa época podem ser lidos ora como parte de mecanismos sociais de normatização de gênero, ora como questionadores desses modelos. Desta forma, o trabalho objetiva empreender uma análise do filme A Caixa de Pandora (1929), de G. W. Pabst, para entender os modos pelos quais o filme transcodifica os discursos da República de Weimar sobre gênero e sexualidade, utilizando como metodologia os Estudos Culturais. Como resultado parcial, o projeto entende que a representação no filme da sexualidade da “Nova Mulher” pode ser interpretada tanto como emancipada, como decadente.
Abstract: The Weimar Republic (1918-1933) experienced significant changes, including the emergence of the “New Woman”, which generated social anxieties about traditional gender roles. As a consequence, a growing misogynistic discourse placed the “New Woman” as responsible for the country's social, political, economic and cultural crisis. Weimar cinema, in this context, also contributed to affirm or deny many of these discourses, and several films from that time can be read either as part of social mechanisms of gender normalization, or as questioning these models. In this way, the work aims to undertake an analysis of the film Pandora's Box (1929), by G. W. Pabst, to understand the ways in which the film transcodes the discourses of the Weimar Republic on gender and sexuality, using Cultural Studies as a methodology. As a partial result, the project understands that the representation in the film of the sexuality of the “New Woman” can be interpreted both as emancipated and as decadent.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77166
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0003-4926-4712
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4488085096543244
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-7602-8865
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2559908721277242
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

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