Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorParode, Fábio Pezzi-
dc.contributor.authorNunes, Vitória Gondim Real-
dc.date.accessioned2024-07-05T19:02:36Z-
dc.date.available2024-07-05T19:02:36Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationNUNES, Vitória Gondim Real. Cinema e sexualidade na república de Weimar: a “Nova Mulher” no filme A Caixa de Pandora (1929). 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77166-
dc.description.abstractThe Weimar Republic (1918-1933) experienced significant changes, including the emergence of the “New Woman”, which generated social anxieties about traditional gender roles. As a consequence, a growing misogynistic discourse placed the “New Woman” as responsible for the country's social, political, economic and cultural crisis. Weimar cinema, in this context, also contributed to affirm or deny many of these discourses, and several films from that time can be read either as part of social mechanisms of gender normalization, or as questioning these models. In this way, the work aims to undertake an analysis of the film Pandora's Box (1929), by G. W. Pabst, to understand the ways in which the film transcodes the discourses of the Weimar Republic on gender and sexuality, using Cultural Studies as a methodology. As a partial result, the project understands that the representation in the film of the sexuality of the “New Woman” can be interpreted both as emancipated and as decadent.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCinema e sexualidade na república de Weimar: A “Nova Mulher” no filme A Caixa de Pandora (1929)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA República de Weimar (1918-1933) vivenciou significativas mudanças, entre elas o surgimento da “Nova Mulher” que gerou ansiedades sociais acerca dos tradicionais papéis de gênero. Como consequência, um crescente discurso misógino colocava a “Nova Mulher” como responsável pela crise social, política, econômica e cultural do país. O cinema de Weimar, nesse contexto, também contribuiu para afirmar ou para negar muitos desses discursos, e diversos filmes dessa época podem ser lidos ora como parte de mecanismos sociais de normatização de gênero, ora como questionadores desses modelos. Desta forma, o trabalho objetiva empreender uma análise do filme A Caixa de Pandora (1929), de G. W. Pabst, para entender os modos pelos quais o filme transcodifica os discursos da República de Weimar sobre gênero e sexualidade, utilizando como metodologia os Estudos Culturais. Como resultado parcial, o projeto entende que a representação no filme da sexualidade da “Nova Mulher” pode ser interpretada tanto como emancipada, como decadente.pt_BR
dc.title.enCinema and sexuality in the Weimar republic: the “New Woman” in the film Pandora’s Box (1929)pt_BR
dc.subject.ptbrCinemapt_BR
dc.subject.ptbrGêneropt_BR
dc.subject.ptbrSexualidadept_BR
dc.subject.ptbrRepública de Weimarpt_BR
dc.subject.enCinemapt_BR
dc.subject.enGenderpt_BR
dc.subject.enSexualitypt_BR
dc.subject.enWeimar republic.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4926-4712pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4488085096543244pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7602-8865pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2559908721277242pt_BR
local.date.available2024-07-05-
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_vgrnunes.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.