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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77166
Type: | Dissertação |
Title: | Cinema e sexualidade na república de Weimar: A “Nova Mulher” no filme A Caixa de Pandora (1929) |
Title in English: | Cinema and sexuality in the Weimar republic: the “New Woman” in the film Pandora’s Box (1929) |
Authors: | Nunes, Vitória Gondim Real |
Advisor: | Parode, Fábio Pezzi |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Cinema;Gênero;Sexualidade;República de Weimar |
Keywords in English : | Cinema;Gender;Sexuality;Weimar republic. |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | NUNES, Vitória Gondim Real. Cinema e sexualidade na república de Weimar: a “Nova Mulher” no filme A Caixa de Pandora (1929). 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A República de Weimar (1918-1933) vivenciou significativas mudanças, entre elas o surgimento da “Nova Mulher” que gerou ansiedades sociais acerca dos tradicionais papéis de gênero. Como consequência, um crescente discurso misógino colocava a “Nova Mulher” como responsável pela crise social, política, econômica e cultural do país. O cinema de Weimar, nesse contexto, também contribuiu para afirmar ou para negar muitos desses discursos, e diversos filmes dessa época podem ser lidos ora como parte de mecanismos sociais de normatização de gênero, ora como questionadores desses modelos. Desta forma, o trabalho objetiva empreender uma análise do filme A Caixa de Pandora (1929), de G. W. Pabst, para entender os modos pelos quais o filme transcodifica os discursos da República de Weimar sobre gênero e sexualidade, utilizando como metodologia os Estudos Culturais. Como resultado parcial, o projeto entende que a representação no filme da sexualidade da “Nova Mulher” pode ser interpretada tanto como emancipada, como decadente. |
Abstract: | The Weimar Republic (1918-1933) experienced significant changes, including the emergence of the “New Woman”, which generated social anxieties about traditional gender roles. As a consequence, a growing misogynistic discourse placed the “New Woman” as responsible for the country's social, political, economic and cultural crisis. Weimar cinema, in this context, also contributed to affirm or deny many of these discourses, and several films from that time can be read either as part of social mechanisms of gender normalization, or as questioning these models. In this way, the work aims to undertake an analysis of the film Pandora's Box (1929), by G. W. Pabst, to understand the ways in which the film transcodes the discourses of the Weimar Republic on gender and sexuality, using Cultural Studies as a methodology. As a partial result, the project understands that the representation in the film of the sexuality of the “New Woman” can be interpreted both as emancipated and as decadent. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77166 |
Author's ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-4926-4712 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4488085096543244 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-7602-8865 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/2559908721277242 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
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