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Tipo: Dissertação
Título: Referenciação e interpretação: uma proposta de atividade com descritores de língua portuguesa do SAEB - 9o ano-ensino fundamental - anos finais
Autor(es): Ferreira, Virgínia de Fátima da Silva
Orientador: Cavalcante, Mônica Magalhães
Palavras-chave em português: Referenciação;Ensino;Descritores;Interpretação
Palavras-chave em inglês: Referentiation;Teaching;Descriptors;Interpretation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2023
Citação: FERREIRA, Virgínia de Fátima da Silva. Referenciação e interpretação: uma proposta de atividade com descritores de língua portuguesa do SAEB - 9º ano-ensino fundamental - anos finais. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Sob a perspectiva da Linguística Textual, esta pesquisa tem como objetivo estabelecer relações entre os descritores do SAEB e os pressupostos da referenciação, a fim de propor um conjunto de atividades de compreensão dos textos compilados em um caderno didático-pedagógico que auxiliem os professores nas aulas de língua portuguesa. Esta pesquisa encontra seu aporte teórico nos estudos da Linguística Textual (LT), especialmente quanto às reflexões sobre referenciação (Cavalcante, 2010; Cavalcante; Lima,2012; Cavalcante; Custódio; Brito,2014; Matos, 2018) bem como a noção de tópico discursivo (Jubran,2006; Marcuschi, 2008; Cavalcante, 2010; Sá, 2018). A partir dessa base, fazemos um diálogo com analistas do discurso, mais especialmente os estudiosos que trabalham com a concepção de argumentatividade (Amossy, 2020) e, sobretudo, com linguistas do texto, como Cavalcante e Brito (2020) e Koch e Elias (2016). Tal articulação entre texto e discurso é sustentada pelos pressupostos de Cavalcante e Custódio Filho (2010), para quem a abordagem do texto numa perspectiva sociocognitivo-discursiva contribui para o diálogo com outras áreas do conhecimento. Junto a este aporte teórico, o trabalho foi estruturado metodologicamente tendo as seguintes etapas: levantamento sobre o desempenho geral dos alunos nas aplicações da Avaliação do SAEB; estudo dos processos referenciais, no intuito de propor uma relação entre eles e os descritores D1, D2, D3, D4, D6, D5 e, D18; proposição de um conjunto de atividades de interpretação em um caderno didáticopedagógico, que contempla 20h/a com orientações pedagógicas para os docentes. Como o caderno didático-pedagógico por nós elaborado, ainda não foi utilizado pelo público-alvo, alunos do 9º ano do ensino fundamental-anos finais, ainda não é possível cotejar considerações objetivas sobre resultados alcançados, no momento vigente, contudo almejamos, com este trabalho, contribuir efetivamente para o desenvolvimento da interpretação dos alunos para que assim possam ser capazes de exercer, por meio da linguagem, o papel de cidadãos críticos e responsáveis na sociedade em que atuam.
Abstract: Under the perspective of Text Linguistics, this research aims to establish relations between the SAEB descriptors and the presuppositions of referentiation, in order to propose a set of activi- ties of comprehension of the texts compiled in a didactic-pedagogical notebook that help teach- ers in the Portuguese language classes. This research finds its theoretical support in the studies of Text Linguistics (TL), especially regarding the reflections on referentiation (Cavalcante, 2010; Cavalcante; Lima,2012; Cavalcante; Custódio; Brito,2014; Matos, 2018) as well as the notion of discursive topic (Jubran,2006; Marcuschi, 2008; Cavalcante, 2010; Sá, 2018). From this basis, we make a dialogue with discourse analysts, more especially the scholars who work with the conception of argumentativeness (Amossy, 2020) and, above all, with text linguists, such as Cavalcante and Brito (2020) and Koch and Elias (2016). Such articulation between text and discourse is supported by the presuppositions of Cavalcante and Custódio Filho (2010), for whom the approach of the text in a sociocognitive-discursive perspective contributes to the dialogue with other areas of knowledge. Along with this theoretical support, the work was methodologically structured in the following steps: survey on the general performance of the students in the applications of the SAEB Assessment; study of the referential processes, in order to propose a relation between them and the descriptors D1, D2, D3, D4, D6, D5 and, D18; proposition of a set of interpretation activities in a didactic-pedagogical notebook, which con- templates 20h/a with pedagogical orientations for the teachers. As the didactic-pedagogical notebook elaborated by us, has not yet been used by the target audience (students of the 9th grade of elementary school-final years), it is not yet possible to compare objective considera- tions about results achieved, at the current moment, however we aim, with this work, to effec- tively contribute to the development of the students’ interpretation so that they can be able to exercise, through language, the role of critical and responsible citizens in the society in which they act.”
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77159
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0275279004274058
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-5561-3993
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5088972912048247
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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