Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.contributor.authorFerreira, Virgínia de Fátima da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-05T15:12:20Z-
dc.date.available2024-07-05T15:12:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFERREIRA, Virgínia de Fátima da Silva. Referenciação e interpretação: uma proposta de atividade com descritores de língua portuguesa do SAEB - 9º ano-ensino fundamental - anos finais. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77159-
dc.description.abstractUnder the perspective of Text Linguistics, this research aims to establish relations between the SAEB descriptors and the presuppositions of referentiation, in order to propose a set of activi- ties of comprehension of the texts compiled in a didactic-pedagogical notebook that help teach- ers in the Portuguese language classes. This research finds its theoretical support in the studies of Text Linguistics (TL), especially regarding the reflections on referentiation (Cavalcante, 2010; Cavalcante; Lima,2012; Cavalcante; Custódio; Brito,2014; Matos, 2018) as well as the notion of discursive topic (Jubran,2006; Marcuschi, 2008; Cavalcante, 2010; Sá, 2018). From this basis, we make a dialogue with discourse analysts, more especially the scholars who work with the conception of argumentativeness (Amossy, 2020) and, above all, with text linguists, such as Cavalcante and Brito (2020) and Koch and Elias (2016). Such articulation between text and discourse is supported by the presuppositions of Cavalcante and Custódio Filho (2010), for whom the approach of the text in a sociocognitive-discursive perspective contributes to the dialogue with other areas of knowledge. Along with this theoretical support, the work was methodologically structured in the following steps: survey on the general performance of the students in the applications of the SAEB Assessment; study of the referential processes, in order to propose a relation between them and the descriptors D1, D2, D3, D4, D6, D5 and, D18; proposition of a set of interpretation activities in a didactic-pedagogical notebook, which con- templates 20h/a with pedagogical orientations for the teachers. As the didactic-pedagogical notebook elaborated by us, has not yet been used by the target audience (students of the 9th grade of elementary school-final years), it is not yet possible to compare objective considera- tions about results achieved, at the current moment, however we aim, with this work, to effec- tively contribute to the development of the students’ interpretation so that they can be able to exercise, through language, the role of critical and responsible citizens in the society in which they act.”pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReferenciação e interpretação: uma proposta de atividade com descritores de língua portuguesa do SAEB - 9o ano-ensino fundamental - anos finaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrSob a perspectiva da Linguística Textual, esta pesquisa tem como objetivo estabelecer relações entre os descritores do SAEB e os pressupostos da referenciação, a fim de propor um conjunto de atividades de compreensão dos textos compilados em um caderno didático-pedagógico que auxiliem os professores nas aulas de língua portuguesa. Esta pesquisa encontra seu aporte teórico nos estudos da Linguística Textual (LT), especialmente quanto às reflexões sobre referenciação (Cavalcante, 2010; Cavalcante; Lima,2012; Cavalcante; Custódio; Brito,2014; Matos, 2018) bem como a noção de tópico discursivo (Jubran,2006; Marcuschi, 2008; Cavalcante, 2010; Sá, 2018). A partir dessa base, fazemos um diálogo com analistas do discurso, mais especialmente os estudiosos que trabalham com a concepção de argumentatividade (Amossy, 2020) e, sobretudo, com linguistas do texto, como Cavalcante e Brito (2020) e Koch e Elias (2016). Tal articulação entre texto e discurso é sustentada pelos pressupostos de Cavalcante e Custódio Filho (2010), para quem a abordagem do texto numa perspectiva sociocognitivo-discursiva contribui para o diálogo com outras áreas do conhecimento. Junto a este aporte teórico, o trabalho foi estruturado metodologicamente tendo as seguintes etapas: levantamento sobre o desempenho geral dos alunos nas aplicações da Avaliação do SAEB; estudo dos processos referenciais, no intuito de propor uma relação entre eles e os descritores D1, D2, D3, D4, D6, D5 e, D18; proposição de um conjunto de atividades de interpretação em um caderno didáticopedagógico, que contempla 20h/a com orientações pedagógicas para os docentes. Como o caderno didático-pedagógico por nós elaborado, ainda não foi utilizado pelo público-alvo, alunos do 9º ano do ensino fundamental-anos finais, ainda não é possível cotejar considerações objetivas sobre resultados alcançados, no momento vigente, contudo almejamos, com este trabalho, contribuir efetivamente para o desenvolvimento da interpretação dos alunos para que assim possam ser capazes de exercer, por meio da linguagem, o papel de cidadãos críticos e responsáveis na sociedade em que atuam.pt_BR
dc.subject.ptbrReferenciaçãopt_BR
dc.subject.ptbrEnsinopt_BR
dc.subject.ptbrDescritorespt_BR
dc.subject.ptbrInterpretaçãopt_BR
dc.subject.enReferentiationpt_BR
dc.subject.enTeachingpt_BR
dc.subject.enDescriptorspt_BR
dc.subject.enInterpretationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0275279004274058pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5561-3993pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5088972912048247pt_BR
local.date.available2024-07-05-
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_vsfferreira.pdfDissertação Virgínia4,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.