Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76557
Tipo: TCC
Título : A relação efetiva entre os professores e os profissionais de apoio na produção e execução do planejamento pedagógico: pensando a inclusão de crianças com deficiências, transtornos e/ou superdotação
Autor : Arruda, Raquel Pereira
Tutor: Pinto, Georgia Albuquerque de Toledo
Palabras clave en portugués brasileño: Planejamento colaborativo;Educação inclusiva;Profissionais de apoio
Palabras clave en inglés: Collaborative planning;Inclusive education;Support professionals
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : ARRUDA, Raquel Pereira. A relação efetiva entre os professores e os profissionais de apoio na produção e execução do planejamento pedagógico: pensando a inclusão de crianças com deficiências, transtornos e/ou superdotação. 2023. 37 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa teve como objetivo discutir como o planejamento articulado entre os professores e os profissionais de apoio auxilia no processo de inclusão de uma criança com deficiências, transtornos e/ou superdotação. Inquietação esta que surgiu a partir de vivências por parte da pesquisadora ao atuar como profissional de apoio e refletir sobre este cenário. Como suporte para as reflexões e análises dessa pesquisa foi utilizado como ferramenta teórica os estudos de Mazzotta (2011), Martins (1997), Carvalho (2016), e outros que discutem acerca do papel da escola e sobre a educação especial. Também foi destacado algumas leis, suas resoluções e documentos de orientações do município de Fortaleza para tratar dos papéis dos agentes da inclusão. O instrumento metodológico utilizado foi um formulário da plataforma Google Forms, que continha diversas perguntas destinadas a professores de sala de aula comum, professores do AEE e profissionais de apoio. A pesquisa levantou dados qualitativos. E o instrumento escolhido possibilitou recolher informações e relatos importantes para, articulado à teoria, tivesse-se êxito em guiar a reflexão central dessa pesquisa. Na análise de dados é discorrido sobre como os dados obtidos mostraram que não há a participação, em nenhum momento, dos profissionais de apoio no planejamento do professor de sala de aula comum. Porém, todos os profissionais respondentes concordam que o planejamento colaborativo mostra-se eficaz para uma melhor proposição de práticas pedagógicas inclusivas. Por fim, nas considerações finais é sintetizado os impactos positivos do planejamento articulado com os profissionais que acompanham uma criança com deficiências, transtornos e/ou superdotação. Também é destacado o caráter de reflexão constante que é essencial a prática educativa, e a necessidade de continuar a produção de pesquisas que criem novos desdobramentos ao debate da educação inclusiva.
Abstract: The present research aims to discuss how coordinated planning between teachers and support professionals helps in the process of including a child with disabilities, disorders and/or giftedness. This concern arose from the researcher's experiences when acting as a support professional and reflecting on this scenario. As support for the reflections and analyzes of this research, studies by Mazzotta (2011), Martins (1997), Carvalho (2016), and others who discuss the role of the school and special education were used as a theoretical tool. Some laws, their resolutions and guidance documents from the municipality of Fortaleza were also highlighted to deal with the roles of inclusion agents. The methodological instrument used was a form on the Google Forms platform, which contained several questions aimed at regular classroom teachers, AEE teachers and support professionals. The research collected qualitative data. And the chosen instrument made it possible to collect important information and reports that, linked to theory, were successful in guiding the central reflection of this research. In the data analysis, it is discussed how the data obtained showed that there is no participation, at any time, of support professionals in the planning of the common classroom teacher. However, all responding professionals agree that collaborative planning is effective for better proposing inclusive pedagogical practices. Finally, in the final considerations, the positive impacts of planning coordinated with professionals who accompany a child with disabilities, disorders and/or giftedness are summarized. Also highlighted is the character of constant reflection that is essential to educational practice, and the need to continue producing research that creates new developments in the debate on inclusive education.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76557
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5088924833414960
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9494976580342305
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_rparruda.pdf399,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.