Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Georgia Albuquerque de Toledo-
dc.contributor.authorArruda, Raquel Pereira-
dc.date.accessioned2024-03-14T11:05:53Z-
dc.date.available2024-03-14T11:05:53Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationARRUDA, Raquel Pereira. A relação efetiva entre os professores e os profissionais de apoio na produção e execução do planejamento pedagógico: pensando a inclusão de crianças com deficiências, transtornos e/ou superdotação. 2023. 37 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76557-
dc.description.abstractThe present research aims to discuss how coordinated planning between teachers and support professionals helps in the process of including a child with disabilities, disorders and/or giftedness. This concern arose from the researcher's experiences when acting as a support professional and reflecting on this scenario. As support for the reflections and analyzes of this research, studies by Mazzotta (2011), Martins (1997), Carvalho (2016), and others who discuss the role of the school and special education were used as a theoretical tool. Some laws, their resolutions and guidance documents from the municipality of Fortaleza were also highlighted to deal with the roles of inclusion agents. The methodological instrument used was a form on the Google Forms platform, which contained several questions aimed at regular classroom teachers, AEE teachers and support professionals. The research collected qualitative data. And the chosen instrument made it possible to collect important information and reports that, linked to theory, were successful in guiding the central reflection of this research. In the data analysis, it is discussed how the data obtained showed that there is no participation, at any time, of support professionals in the planning of the common classroom teacher. However, all responding professionals agree that collaborative planning is effective for better proposing inclusive pedagogical practices. Finally, in the final considerations, the positive impacts of planning coordinated with professionals who accompany a child with disabilities, disorders and/or giftedness are summarized. Also highlighted is the character of constant reflection that is essential to educational practice, and the need to continue producing research that creates new developments in the debate on inclusive education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA relação efetiva entre os professores e os profissionais de apoio na produção e execução do planejamento pedagógico: pensando a inclusão de crianças com deficiências, transtornos e/ou superdotaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa teve como objetivo discutir como o planejamento articulado entre os professores e os profissionais de apoio auxilia no processo de inclusão de uma criança com deficiências, transtornos e/ou superdotação. Inquietação esta que surgiu a partir de vivências por parte da pesquisadora ao atuar como profissional de apoio e refletir sobre este cenário. Como suporte para as reflexões e análises dessa pesquisa foi utilizado como ferramenta teórica os estudos de Mazzotta (2011), Martins (1997), Carvalho (2016), e outros que discutem acerca do papel da escola e sobre a educação especial. Também foi destacado algumas leis, suas resoluções e documentos de orientações do município de Fortaleza para tratar dos papéis dos agentes da inclusão. O instrumento metodológico utilizado foi um formulário da plataforma Google Forms, que continha diversas perguntas destinadas a professores de sala de aula comum, professores do AEE e profissionais de apoio. A pesquisa levantou dados qualitativos. E o instrumento escolhido possibilitou recolher informações e relatos importantes para, articulado à teoria, tivesse-se êxito em guiar a reflexão central dessa pesquisa. Na análise de dados é discorrido sobre como os dados obtidos mostraram que não há a participação, em nenhum momento, dos profissionais de apoio no planejamento do professor de sala de aula comum. Porém, todos os profissionais respondentes concordam que o planejamento colaborativo mostra-se eficaz para uma melhor proposição de práticas pedagógicas inclusivas. Por fim, nas considerações finais é sintetizado os impactos positivos do planejamento articulado com os profissionais que acompanham uma criança com deficiências, transtornos e/ou superdotação. Também é destacado o caráter de reflexão constante que é essencial a prática educativa, e a necessidade de continuar a produção de pesquisas que criem novos desdobramentos ao debate da educação inclusiva.pt_BR
dc.subject.ptbrPlanejamento colaborativopt_BR
dc.subject.ptbrEducação inclusivapt_BR
dc.subject.ptbrProfissionais de apoiopt_BR
dc.subject.enCollaborative planningpt_BR
dc.subject.enInclusive educationpt_BR
dc.subject.enSupport professionalspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5088924833414960pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9494976580342305pt_BR
local.date.available2024-03-14-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_rparruda.pdf399,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.