Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76553
Type: TCC
Title: Os espaços da escola para promoção do brincar e da interação na educação infantil
Authors: Costa, Larissa Raulino da
Advisor: Pinto, Georgia Albuquerque de Toledo
Keywords in Brazilian Portuguese : Prática do brincar;Interação;Organização dos espaços;Educação infantil
Keywords in Spanish : Practica de jugar;Interaccion;Organizacion de los espacios;Educacion infantil
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2023
Citation: COSTA, Larissa Raulino da. Os espaços da escola para promoção do brincar e da interação na educação infantil. 2023. 45 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo refletir sobre a organização e preparo dos espaços e seu impacto na prática do brincar e da interação na educação infantil. Para tanto foi realizado um estudo de campo com abordagem qualitativa, na qual utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturada, aplicado com quatro professoras de turmas de Infantil III, duas da cidade de Caucaia – CE, por ser onde a pesquisadora mora e duas da cidade de Fortaleza – CE, em escolas que a pesquisadora já tinha conhecimento, a fim de compreender, a partir da perspectiva das professoras, onde estão acontecendo as situações de brincar na escola de educação infantil e a concepção que se tem com relação à organização dos espaços e o brincar. Esta pesquisa conta com contribuições de autores como Vigotski (2008), Zabalza (1998), Horn (2004), Montessori (1949, 1965) e Malaguzzi (1999), além de documentos norteadores da Educação Infantil, para dar embasamento na construção do olhar sobre a organização dos espaços da escola para a promoção do brincar e da interação na educação infantil. Tornou-se evidente que a promoção do brincar está na essência da educação infantil, devendo ser pensado para além da sala de referência, integrando e organizando espaços da escola a fim de celebrar uma das linguagens da criança, o brincar, impactando positivamente nas crianças da educação infantil; destarte, o professor desempenha um papel importante como promotor do brincar, pensando cuidadosamente em espaços que refletem as necessidades das crianças.
Abstract in Spanish: El presente Trabajo de Fin de Curso tiene como objetivo reflexionar sobre la organización y preparación de los espacios y su impacto en la práctica del juego y la interacción en la educación infantil. Para ello, se realizó un estudio de campo con enfoque cualitativo, en el cual se utilizó un guión de entrevista semiestructurada como instrumento de recopilación de datos. Este se aplicó a cuatro profesoras de grupos de Infantil III, dos de la ciudad de Caucaia – CE, donde reside la investigadora, y dos de la ciudad de Fortaleza – CE, en escuelas que la investigadora ya conocía. El propósito era comprender, desde la perspectiva de las profesoras, dónde se están llevando a cabo las situaciones de juego en la escuela de educación infantil y la concepción que se tiene con respecto a la organización de los espacios y el juego. Esta investigación se basa en las contribuciones de autores como Vygotsky (2008), Zabalza (1998), Horn (2004), Montessori (1949, 1965) y Malaguzzi (1999), además de documentos orientadores de la Educación Infantil, para fundamentar la construcción de la perspectiva sobre la organización de los espacios escolares para la promoción del juego y la interacción en la educación infantil. Se hizo evidente que la promoción del juego está en la esencia de la educación infantil, debiendo pensarse más allá del aula de referencia, integrando y organizando espacios de la escuela para celebrar uno de los lenguajes del niño: el juego. Esto impacta positivamente en los niños de la educación infantil. Por lo tanto, el profesor desempeña un papel importante como promotor del juego, pensando cuidadosamente en espacios que reflejen las necesidades de los niños.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76553
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9288458980944224
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9494976580342305
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_lrcosta.pdf773,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.