Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Georgia Albuquerque de Toledo-
dc.contributor.authorCosta, Larissa Raulino da-
dc.date.accessioned2024-03-13T22:13:19Z-
dc.date.available2024-03-13T22:13:19Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCOSTA, Larissa Raulino da. Os espaços da escola para promoção do brincar e da interação na educação infantil. 2023. 45 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76553-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs espaços da escola para promoção do brincar e da interação na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo refletir sobre a organização e preparo dos espaços e seu impacto na prática do brincar e da interação na educação infantil. Para tanto foi realizado um estudo de campo com abordagem qualitativa, na qual utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturada, aplicado com quatro professoras de turmas de Infantil III, duas da cidade de Caucaia – CE, por ser onde a pesquisadora mora e duas da cidade de Fortaleza – CE, em escolas que a pesquisadora já tinha conhecimento, a fim de compreender, a partir da perspectiva das professoras, onde estão acontecendo as situações de brincar na escola de educação infantil e a concepção que se tem com relação à organização dos espaços e o brincar. Esta pesquisa conta com contribuições de autores como Vigotski (2008), Zabalza (1998), Horn (2004), Montessori (1949, 1965) e Malaguzzi (1999), além de documentos norteadores da Educação Infantil, para dar embasamento na construção do olhar sobre a organização dos espaços da escola para a promoção do brincar e da interação na educação infantil. Tornou-se evidente que a promoção do brincar está na essência da educação infantil, devendo ser pensado para além da sala de referência, integrando e organizando espaços da escola a fim de celebrar uma das linguagens da criança, o brincar, impactando positivamente nas crianças da educação infantil; destarte, o professor desempenha um papel importante como promotor do brincar, pensando cuidadosamente em espaços que refletem as necessidades das crianças.pt_BR
dc.description.abstract-esEl presente Trabajo de Fin de Curso tiene como objetivo reflexionar sobre la organización y preparación de los espacios y su impacto en la práctica del juego y la interacción en la educación infantil. Para ello, se realizó un estudio de campo con enfoque cualitativo, en el cual se utilizó un guión de entrevista semiestructurada como instrumento de recopilación de datos. Este se aplicó a cuatro profesoras de grupos de Infantil III, dos de la ciudad de Caucaia – CE, donde reside la investigadora, y dos de la ciudad de Fortaleza – CE, en escuelas que la investigadora ya conocía. El propósito era comprender, desde la perspectiva de las profesoras, dónde se están llevando a cabo las situaciones de juego en la escuela de educación infantil y la concepción que se tiene con respecto a la organización de los espacios y el juego. Esta investigación se basa en las contribuciones de autores como Vygotsky (2008), Zabalza (1998), Horn (2004), Montessori (1949, 1965) y Malaguzzi (1999), además de documentos orientadores de la Educación Infantil, para fundamentar la construcción de la perspectiva sobre la organización de los espacios escolares para la promoción del juego y la interacción en la educación infantil. Se hizo evidente que la promoción del juego está en la esencia de la educación infantil, debiendo pensarse más allá del aula de referencia, integrando y organizando espacios de la escuela para celebrar uno de los lenguajes del niño: el juego. Esto impacta positivamente en los niños de la educación infantil. Por lo tanto, el profesor desempeña un papel importante como promotor del juego, pensando cuidadosamente en espacios que reflejen las necesidades de los niños.pt_BR
dc.subject.ptbrPrática do brincarpt_BR
dc.subject.ptbrInteraçãopt_BR
dc.subject.ptbrOrganização dos espaçospt_BR
dc.subject.ptbrEducação infantilpt_BR
dc.subject.esPractica de jugarpt_BR
dc.subject.esInteraccionpt_BR
dc.subject.esOrganizacion de los espaciospt_BR
dc.subject.esEducacion infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9288458980944224pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9494976580342305pt_BR
local.date.available2024-03-13-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lrcosta.pdf773,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.