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Type: TCC
Title: O ser na aprendizagem de matemática: atravessamentos entre a Teoria da Objetivação e a ontologia do ser social na construção de pensamento probabilístico-estatístico
Authors: Moura, Germana Cristina Chagas
Advisor: Santos, Maria José Costa dos
Co-advisor: Maciel, Carlos Renêe Martins
Keywords in Brazilian Portuguese : Teoria da Objetivação;Ser social;Probabilidade e estatistica
Keywords in English : Theory of Objetification;Social being;Probability and statistics
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2023
Citation: MOURA, Germana Cristina Chagas. O ser na aprendizagem de matemática: atravessamentos entre a Teoria da Objetivação e a ontologia do ser social na construção de pensamento probabilístico-estatístico. 2023. 60 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo realiza uma análise sobre a conexão entre a Teoria da Objetivação, proposta por Luis Radford, e a Ontologia do Ser Social, desenvolvida por Georg Lukács, no contexto do ensino de matemática, especificamente na unidade temática Probabilidade e Estatística, conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A luz da Teoria da Objetivação (TO) com o conceito de Ser Social de G. Lukács, almeja-se compreender as possibilidade de articulação entre as teorias, assim como, a contribuição de ambos para a construção do pensamento probabilístico e estatístico articulado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa fundamenta-se em um estudo bibliográfico integrativo que examina publicações de Luis Radford e G. Lukács e artigos científicos que se articulam com a temática. A partir dos apontamentos de Luis Radford nos conceitos de Labor Conjunto, Ética Comunitária, Saber e Conhecimento verificou-se uma relação entre a Teoria da Aprendizagem de Vygotsky que defende que os sujeitos e o contexto histórico, social e cultural são indissociáveis, ancorado pelo Método do Materialismo histórico-dialético de Marx, em que esses conceitos dialogam com Lukács em diversas frentes, destacando o trabalho como categoria fundamental para o Ser Social e como elemento de materialização do saber e conhecimento. A Teoria da Objetivação, portanto, é essencial para superação de um conhecimento probabilístico e estatístico descontextualizado, para um articulado com o Ser Social, por meio de suas afetividades, vivências e contextos, tornando-se uma subversão da ação educativa, na qual a dialética da práxis de ensino-aprendizagem, contribui para o devir sujeito através do devir estudando e professor sensível, crítico e reflexivo na construção do pensamento probabilístico e estatístico dialógico com a compreensão da realidade.
Abstract: This study analyzes the connection between the Theory of Objectification, proposed by Luis Radford, and the Ontology of the Social Being, developed by Georg Lukács, in the context of mathematics teaching, specifically in the thematic unit Probability and Statistics, as outlined by the Base National Common Curricular (BNCC). In the light of the Theory of Objectivation (TO) with the concept of Social Being by G. Lukács, we aim to understand the possibilities of articulation between the theories, as well as the contribution of both to the construction of probabilistic and statistical thinking articulated with the National Common Curricular Base (BNCC). The research is based on an integrative bibliographic study that examines publications by Luis Radford and G. Lukács and scientific articles that are linked to the theme. From Luis Radford's notes on the concepts of Joint Labor, Community Ethics, Knowledge and Knowing, a relationship was verified between Theory of Learning by Vygotsky, which defends that subjects and the historical, social and cultural context are inseparable, anchored by the Marx's method of historical-dialectical Materialism, in which these concepts dialogue with Lukács on several fronts, highlighting work as a fundamental category for the Social Being and as an element of materialization of knowledge and knowing. The Theory of Objectification therefore is essential for overcoming a decontextualized probabilistic and statistical knowledge for one articulated with the Social Being, through its affectivities, experiences and contexts, becoming a subversion of educational action, in which dialectics of teaching-learning praxis, contributes to becoming a subject through becoming a sensitive, critical and reflective teacher and student in the construction of dialogical probabilistic and statistical thinking with the understanding of reality.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76520
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3178156616498272
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9623-5549
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
Co-advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9236099321458382
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

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