Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76514
Tipo: TCC
Título : Práticas pedagógicas e diversidade: relato de experiência e entrevista com docentes
Autor : Almeida, Esther Kauani de Meneses
Tutor: Loureiro Junior, Eduardo Américo Pedrosa
Palabras clave en portugués brasileño: Práticas;Educação Inclusiva
Palabras clave en inglés: Practices;Inclusive education
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : ALMEIDA, Esther Kauani de Meneses. Práticas pedagógicas e diversidade: relato de experiência e entrevista com docentes. 2023. 53 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Esse trabalho busca evidenciar as práticas pedagógicas vivenciadas e assistidas em três momentos distintos, durante os períodos escolar e acadêmico, com o foco na diversidade. O método de pesquisa utilizado foi o relato de experiência que teve como embasamento os autores Libâneo (1994), Freire (2011), Alves (2001) e Almeida (2021), assim como os seguintes documentos normativos e legais que regulamentam a educação inclusiva: Declaração de Salamandra (1994), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007) e o documento oficial publicado pelo ministério da educação, por meio da secretaria de educação especial “A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais” (2006). Como resultados, são apresentados os relatos que foram divididos em seções que descrevem tais vivências, com a intencionalidade de mostrar como tem sido a realidade desses ambientes educacionais em relação às práticas inclusivas, sendo eles duas escolas particulares do município de Fortaleza, as quais em uma estudei por 13 anos e em outra estagiei por dois anos, como também a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, onde estudei por 5 anos, além de apresentar entrevistas feitas com dois professores sendo um da rede pública e outro da rede privada. Dispondo, portanto, de uma reflexão sobre a qualidade de ensino que as escolas e os professores, através de suas práxis, têm entregado para seus alunos, como também sobre as dificuldades que enfrentam para conseguir fazê-las.
Abstract: This work seeks to highlight the pedagogical practices experienced and assisted at three different moments, during school and academic periods, with a focus on diversity. The research method used was an experience report based on the authors Libâneo (1994), Freire (2011), Alves (2001) and Almeida (2021), as well as the following normative and legal documents that regulate inclusive education: Salamandra Declaration (1994), National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (2007) and the official document published by the ministry of education, through the secretariat of special education The school inclusion of classes with special educational needs” (2006). The reports were divided into reports that describe such experiences, with the intention of showing what the reality of these educational environments has been like in relation to inclusive practices, being two private schools in the city of Fortaleza, which in a study for 13 years and in I interned for two years in another, in addition to the Faculty of Education at the Federal University of Ceará, where I studied for 5 years. Therefore, offering a reflection on the quality of teaching that schools and teachers, through their practices, have delivered to their students, as well as on the difficulties they face in achieving this.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76514
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-5988-0119
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5296309840411947
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_ekmalmeida.pdf522,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.