Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76514
Type: | TCC |
Title: | Práticas pedagógicas e diversidade: relato de experiência e entrevista com docentes |
Authors: | Almeida, Esther Kauani de Meneses |
Advisor: | Loureiro Junior, Eduardo Américo Pedrosa |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Práticas;Educação Inclusiva |
Keywords in English : | Practices;Inclusive education |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | ALMEIDA, Esther Kauani de Meneses. Práticas pedagógicas e diversidade: relato de experiência e entrevista com docentes. 2023. 53 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esse trabalho busca evidenciar as práticas pedagógicas vivenciadas e assistidas em três momentos distintos, durante os períodos escolar e acadêmico, com o foco na diversidade. O método de pesquisa utilizado foi o relato de experiência que teve como embasamento os autores Libâneo (1994), Freire (2011), Alves (2001) e Almeida (2021), assim como os seguintes documentos normativos e legais que regulamentam a educação inclusiva: Declaração de Salamandra (1994), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007) e o documento oficial publicado pelo ministério da educação, por meio da secretaria de educação especial “A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais” (2006). Como resultados, são apresentados os relatos que foram divididos em seções que descrevem tais vivências, com a intencionalidade de mostrar como tem sido a realidade desses ambientes educacionais em relação às práticas inclusivas, sendo eles duas escolas particulares do município de Fortaleza, as quais em uma estudei por 13 anos e em outra estagiei por dois anos, como também a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, onde estudei por 5 anos, além de apresentar entrevistas feitas com dois professores sendo um da rede pública e outro da rede privada. Dispondo, portanto, de uma reflexão sobre a qualidade de ensino que as escolas e os professores, através de suas práxis, têm entregado para seus alunos, como também sobre as dificuldades que enfrentam para conseguir fazê-las. |
Abstract: | This work seeks to highlight the pedagogical practices experienced and assisted at three different moments, during school and academic periods, with a focus on diversity. The research method used was an experience report based on the authors Libâneo (1994), Freire (2011), Alves (2001) and Almeida (2021), as well as the following normative and legal documents that regulate inclusive education: Salamandra Declaration (1994), National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (2007) and the official document published by the ministry of education, through the secretariat of special education The school inclusion of classes with special educational needs” (2006). The reports were divided into reports that describe such experiences, with the intention of showing what the reality of these educational environments has been like in relation to inclusive practices, being two private schools in the city of Fortaleza, which in a study for 13 years and in I interned for two years in another, in addition to the Faculty of Education at the Federal University of Ceará, where I studied for 5 years. Therefore, offering a reflection on the quality of teaching that schools and teachers, through their practices, have delivered to their students, as well as on the difficulties they face in achieving this. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76514 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-5988-0119 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5296309840411947 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_ekmalmeida.pdf | 522,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.