Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76448
Tipo: Dissertação
Título : Augusto Pontes: uma trajetória formadora no campo musical cearense
Autor : Barros, Francisco Michel Alves
Tutor: Albuquerque, Luiz Botelho
Palabras clave en portugués brasileño: Processos formativos;Habitus;Campo musical cearense;Formação;Educação musical
Palabras clave en inglés: Augusto Pontes;Formation;Field;Trajectory;Cearense music
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2018
Citación : BARROS, Francisco Michel Alves. Augusto Pontes: uma trajetória formadora no campo musical cearense. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem por finalidade, a partir da análise da trajetória de Augusto Pontes no campo musical cearense, ampliar a reflexão sobre o conceito de formação através do conceito de habitus intelectual formador. Este conceito – habitus intelectual formador – imbrica o corpo teórico de Pierre Bourdieu com os conceitos de habitus, campo e capitais e a abordagem metodológica das Histórias de vida em Formação ou Método Biográfico à partir da reflexão de Christine Delory-Momberger com um olhar sobre a relação entre o biográfico e o educativo. As fontes foram principalmente narrativas registradas em documentários, entrevistas para a realização de outras pesquisas com temáticas afins e registros jornalísticos referentes à trajetória do agente pesquisado. O habitus intelectual formador no agente constitui-se como referência que mobiliza outros em torno ou a partir de si e movimenta o campo, agindo de forma determinante sobre seus papéis e mobilidade. A pesquisa contribui para a reflexão dos conceitos de educação/formação, currículo/saberes e ensino/práticas no campo musical ampliando-os e ressignificando-os, desvelando aspectos pedagógicos em espaços não escolares, mas significativamente formativos.
Abstract: The purpose of this research is to analyze the trajectory of Augusto Pontes in the musical field of Ceará, to broaden the reflection about the concept of formation through the concept of the intellectual habitus. This concept - intellectual habitus formative - imbues the theoretical body of Pierre Bourdieu with the concepts of habitus, field and capital and the methodological approach of Life Stories in Formation or Biographical Method from the reflection of Christine Delory-Momberger with a look on the relationship between the biographical and the educational. The sources were mainly narratives recorded in documentaries, interviews for the accomplishment of other researches with related themes and journalistic records referring to the trajectory of the investigated agent. The formative intellectual habitus constitutes a reference that mobilizes other agents around or from within and moves the field, acting in a decisive way on their roles and mobility. The research contributes to the reflection of the concepts of education / formation, curriculum / knowledge and teaching / practices in the musical field, amplifying and re-significating them, revealing pedagogical aspects in non-school spaces, but significantly formative.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76448
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4647452896133288
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1238913601532185
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_dis_fmabarros.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.