Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76391
Tipo: Tese
Título : Análise de erros em matemática na perspectiva do professor que ensina matemática nos anos finais do ensino fundamental
Autor : Penha, Rodolfo Sena da
Tutor: Soares, Maria Jose Costa dos Santos
Co-asesor: Lira, Jorge Herbert Soares de
Palabras clave en portugués brasileño: Erro;Aprendizagem matemática;Diagnóstica;Desenvolvimento educacional;Práticas pedagógicas;Ensino de matemática
Palabras clave en inglés: Error analysis;Mathematical learning;Pedagogical practices;Mathematics teaching
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : PENHA, Rodolfo Sena da. Análise de erros em matemática na perspectiva do professor que ensina matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Sabe-se que as dificuldades de aprendizagem na disciplina de matemática têm permeado a vida escolar de alunos em diferentes níveis da Educação Básica, bem como tem sido pauta de discussão em grupos de estudos por professores e pesquisadores da área. Nessa perspectiva, entende-se que compreender os erros dos alunos não apenas beneficia individualmente os estudantes, mas também permite ao docente repensar práticas de ensino mais eficazes e significativas, contribuindo para um ambiente educacional mais rico e adaptável para a aprendizagem. Objetiva-se analisar os diferentes tipos de erros cometidos pelos alunos em matemática, utilizando-os como uma ferramenta didático-pedagógica nos processos de ensino e de aprendizagem desta disciplina. Pauta-se na tese de que compreender os erros dos alunos permitem ao docente um diagnóstico do entendimento conceitual, a personalização do ensino, um suporte mais específico para atender as dificuldades de aprendizagem dos alunos, além da possibilidade de ajustes nas estratégias de ensino dos professores. Para sua realização, adota-se uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo exploratória, bem como conduz-se a técnica de análise de conteúdo para a examinar e interpretar os dados. A pesquisa foi realizada com um grupo de professores da rede municipal de Guaramiranga – CE, a partir de um curso de extensão. O curso de extensão foi uma formação voltada para professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental do município de Guaramiranga e para professores de matemática em geral, ministrado por membros do Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq). Os dados foram coletados por meio de atividades direcionadas e entrevistas semiestruturadas. Buscou-se direcionar as atividades desenvolvidas nesta investigação com intuito de coletar dados acerca de evidências de aprendizagem e análise de erros, com base na observação-participante. Os resultados apontam, a partir das falas e experiências dos professores, da vivência no curso de extensão e na colaboração das discussões dos membros do GTERCOA/CNPq que a identificação e a compreensão de erros faz parte do processo de aprendizagem. Reflexões importantes foram apontadas, como o entendimento de que os erros ajudam na melhoria do desempenho dos alunos, promovem um ambiente de adaptação, incentivam os alunos a explorar conceitos desafiadores e participar ativamente das aulas, entendendo os erros como oportunidades de aprendizagem.
Abstract: It is known that learning difficulties in the subject of mathematics have permeated the school life of students at different levels of Basic Education, as well as being the subject of discussion in study groups by teachers and researchers in the field. From this perspective, it is understood that understanding students' mistakes not only benefits students individually, but also allows teachers to rethink more effective and meaningful teaching practices, contributing to a richer and more adaptable educational environment for learning. The aim is to analyze the different types of errors made by students in mathematics, using them as a didactic-pedagogical tool in the teaching and learning processes of this subject. It is based on the thesis that understanding students' errors allows the teacher to diagnose conceptual understanding, personalize teaching, provide more specific support to address students' learning difficulties, in addition to the possibility of adjustments to teachers' teaching strategies. To carry it out, a qualitative, exploratory methodology was adopted, as well as the content analysis technique to examine and interpret the data. The research was carried out with a group of teachers from the municipal network of Guaramiranga – CE, based on an extension course. The extension course was training aimed at teachers who teach mathematics in the final years of Elementary School in the municipality of Guaramiranga and for mathematics teachers in general, taught by members of the Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq). Data were collected through targeted activities and semi-structured interviews. We sought to direct the activities developed in this investigation with the aim of collecting data on evidence of learning and error analysis, based on participant observation. The results indicate, based on the teachers' speeches and experiences, the experience in the extension course and the collaboration of the discussions of the GTERCOA/CNPq members that the identification and understanding of errors is part of the learning process. Important reflections were highlighted, such as the understanding that errors help improve student performance, promote an adaptive environment, encourage students to explore challenging concepts and actively participate in classes, understanding errors as learning opportunities.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76391
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-0496-3248
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0116567195188345
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0001-8485-9880
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/1873757687453531
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tese_rspenha.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.