Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Denise Lucena-
dc.contributor.authorMedeiros Júnior, Edilson da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-23T18:28:07Z-
dc.date.available2024-02-23T18:28:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMEDEIROS JÚNIOR, Edilson da Silva. Veículos híbridos e elétricos: uma análise da arquitetura de escolhas construídas por meio de incentivos fiscais. 83 f. : Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76259-
dc.description.abstractAfter the conclusion of the Sustainable Development Goals (SDGs), Brazil maintains slow steps in adopting measures that correspond to the goals set in the objectives defined, in particular, objectives 7 and 13. Climate change calls for changes in the energy base that need to be implemented, through the restructuring of the fleet of urban vehicles, replacing those powered by fossil fuels with less polluting options, such as electric and hybrid vehicles. The objective is, therefore, to identify whether the architecture of choices designed by the tax incentives inserted in state and federal tax laws promote the implementation of sustainable policies for urban vehicles or if there are incongruities in this construction and, in the end, if possible, outline some elements capable of contributing to a better construction of this architecture of choices. The construction of this new fiscal policy should consider the limited rationality that permeates the decision-making process, in order to employ the latest knowledge in behavioral sciences. The research was carried out through a bibliographic survey, through bases available in network or requested directly from those involved, when possible, pointing out the results for the existence of contradictory constructions in state and federal legislation, generating waiver of revenues that could be used in public policies that promote sustainability. The reflection that is proposed here sheds light on a problem that is pre-feelsin legislation and that delays Brazil in a paradigmatic change in urban transport, bringing proposals and proposals for new and continued research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVeículos híbridos e elétricos: uma análise da arquitetura de escolhas construída por meio dos incentivos fiscaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorCarvalho, Eveline Barbosa Silva-
dc.description.abstract-ptbrApós a celebração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Brasil mantém passos lentos na adoção de medidas que correspondam às metas estabelecidas nos objetivos definidos, em especial, os objetivos 7 e 13. As mudanças climáticas conclamam mudanças da base energética que precisam ser implementadas, passando pela reestruturação da frota de veículos urbanos, substituindo aqueles movidos a combustíveis fósseis por opções menos poluentes, como os veículos elétricos e híbridos. Objetiva-se, portanto, identificar se a arquitetura de escolhas desenhada pelos incentivos fiscais inseridos nas legislações fiscais estaduais e federais fomentam a implementação de políticas sustentáveis para os veículos urbanos ou se há incongruências nessa construção e, ao final, caso possível, traçar alguns elementos capazes de contribuir para uma melhor construção dessa arquitetura de escolhas. A construção dessa nova política fiscal deverá considerar a racionalidade limitada que permeia o processo decisório, de maneira a empregar os conhecimentos mais recentes em ciências comportamentais. A pesquisa deu-se por meio de levantamento bibliográfico, através de bases disponíveis em rede ou solicitadas diretamente aos envolvidos, quando possível, apontando os resultados para a existência de construções contraditórias na legislação estadual e federal, gerando renúncia de receitas que poderiam estar sendo empregadas em políticas públicas que promovam a sustentabilidade. A reflexão que aqui se propõe, lança luzes sobre um problema que está presente na legislação e que atrasa o Brasil em uma mudança paradigmática no transporte urbano, trazendo propostas e proposituras para novas e continuadas pesquisas.pt_BR
dc.subject.ptbrEstudos ambientaispt_BR
dc.subject.ptbrPolítica fiscalpt_BR
dc.subject.ptbrNeurociênciaspt_BR
dc.subject.ptbrCombustívelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2579-0163pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4266863222153631pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4121-1149pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0507796051252311pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6267-8923pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7229049954686139pt_BR
local.date.available2023-
Aparece nas coleções:FADIR - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_esmjunior.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.