Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76053
Tipo: TCC
Título : O desenho como recurso didático no ensino de geografia física: uma análise no 6º ano do ensino fundamental
Autor : Britto, Guilherme Araujo
Tutor: Barbosa, Maria Edivani Silva
Palabras clave en portugués brasileño: Ensino de Geografia;Recurso didático
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Fecha de publicación : 2023
Citación : BRITTO, Guilherme Araújo. O desenho como recurso didático no ensino de geografia física: uma análise no 6º ano do ensino fundamental. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo tem como principal objetivo investigar o potencial da técnica de desenho como um recurso didático e se este é eficaz para melhorar o processo de ensino e aprendizado de Geografia física, com ênfase na compreensão de conceitos geográficos e no desenvolvimento das habilidades de pensamento espacial dos (as) alunos (as). A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental de Fortaleza/Ceará com uma turma de alunos de 6° ano. Para viabilizar a análise o procedimento foi desenvolvido em 3 etapas, onde na primeira foi ministrada uma aula teórica, na segunda foram construídas tanto representações gráficas, quanto escritas e na terceira um questionário adicional de condição pessoal. Os resultados obtidos através da análise dos produtos e da opinião dos (as) alunos (as) expressa em questionário demonstraram sucesso em todo o procedimento da pesquisa, bem como confirmou o fomento criativo e do interesse e valorização dos alunos pela matéria de geografia.
Abstract: This article has as the main objective to investigate the potential of drawing art technique as a didactic resource and if it is effective to improve the teaching process of physiogeography with emphasis in the understanding of geographic concepts and in the development of special thinking skills. The research was carried out in a school of basic education in Fortaleza/Ceará with 6° grade students. To enable the analysis the procedure was developed in 3 stages, first was administered a theoretical lesson, in the second were built graphic and written productions and in the third an additional personal questionnaire. The obtained results demounstrate throgh the analysis of the final products and student’s opinions expressed in the questionnaire prove success in the whole procedure, as well as confirm the creative fomentation and the interest and appreciation for geography.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76053
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0600229815369025
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6104723368550136
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Artigo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_gabritto.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.