Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76053
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Edivani Silva-
dc.contributor.authorBritto, Guilherme Araujo-
dc.date.accessioned2024-02-02T10:59:49Z-
dc.date.available2024-02-02T10:59:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBRITTO, Guilherme Araújo. O desenho como recurso didático no ensino de geografia física: uma análise no 6º ano do ensino fundamental. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76053-
dc.description.abstractThis article has as the main objective to investigate the potential of drawing art technique as a didactic resource and if it is effective to improve the teaching process of physiogeography with emphasis in the understanding of geographic concepts and in the development of special thinking skills. The research was carried out in a school of basic education in Fortaleza/Ceará with 6° grade students. To enable the analysis the procedure was developed in 3 stages, first was administered a theoretical lesson, in the second were built graphic and written productions and in the third an additional personal questionnaire. The obtained results demounstrate throgh the analysis of the final products and student’s opinions expressed in the questionnaire prove success in the whole procedure, as well as confirm the creative fomentation and the interest and appreciation for geography.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO desenho como recurso didático no ensino de geografia física: uma análise no 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como principal objetivo investigar o potencial da técnica de desenho como um recurso didático e se este é eficaz para melhorar o processo de ensino e aprendizado de Geografia física, com ênfase na compreensão de conceitos geográficos e no desenvolvimento das habilidades de pensamento espacial dos (as) alunos (as). A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental de Fortaleza/Ceará com uma turma de alunos de 6° ano. Para viabilizar a análise o procedimento foi desenvolvido em 3 etapas, onde na primeira foi ministrada uma aula teórica, na segunda foram construídas tanto representações gráficas, quanto escritas e na terceira um questionário adicional de condição pessoal. Os resultados obtidos através da análise dos produtos e da opinião dos (as) alunos (as) expressa em questionário demonstraram sucesso em todo o procedimento da pesquisa, bem como confirmou o fomento criativo e do interesse e valorização dos alunos pela matéria de geografia.pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de Geografiapt_BR
dc.subject.ptbrRecurso didáticopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0600229815369025pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6104723368550136pt_BR
local.date.available2024-02-02-
Appears in Collections:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Artigo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_gabritto.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.