Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75883
Tipo: Dissertação
Título : Paleonapp: um aplicativo educacional voltado para o ensino e aprendizagem de paleontologia no ensino médio
Título en inglés: Paleonapp: an educational application aimed at teaching and learning paleontology in high school
Autor : Aguiar, Welesson Portela de
Tutor: Borges Nojosa, Diva Maria
Palabras clave en portugués brasileño: Teoria da Aprendizagem Significativa;Paleontologia;Noroeste do Ceará
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::OUTROS
Fecha de publicación : 2023
Resumen en portugués brasileño: Aplicativos educacionais acessados através de dispositivos móveis têm se mostrado cada vez mais vantajosos ao ensino de temáticas ligadas à Biologia, o que também poderia ser viabilizado para o estudo dos fósseis. Diante dessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar como a utilização de um aplicativo educacional, o PaleonApp, contribui para a aprendizagem de estudantes do ensino médio. O aplicativo aborda aspectos gerais da paleofauna e da riqueza fossilífera específica da mesorregião noroeste do estado do Ceará. A pesquisa foi executada em uma escola pública localizada em Pacujá-CE. Na execução metodológica, o PaleonApp foi integrado a uma sequência didática com base na proposta da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa de Moreira (2011) e aplicado a dois conjuntos de estudantes, nomeados como grupo ET (n = 73) e grupo TE (n = 69). No grupo ET, os estudantes utilizaram o aplicativo no início da sequência e, posteriormente, revisaram os temas por meio de uma exposição tradicional do conteúdo com o auxílio de slides, enquanto no grupo TE, a ordem foi invertida. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de três questionários aos dois grupos: o primeiro para obter informações sobre os saberes prévios dos estudantes, e os dois subsequentes, aplicados após a interação com o PaleonApp e/ou exposição tradicional, para verificar os conhecimentos adquiridos e as percepções sobre a usabilidade do aplicativo, além de solicitar a elaboração de mapas conceituais relacionados aos temas estudados. Com base na análise dos dados obtidos, constatou-se que a utilização do PaleonApp em sala de aula contribuiu de maneira mais significativa para a aprendizagem do que a simples exposição tradicional do conteúdo, e ainda permitiu aos alunos adquirir conhecimentos mais sólidos sobre a paleofauna da mesorregião noroeste cearense. Ainda assim, o uso do aplicativo aliado ao método tradicional de ensino demonstrou uma eficácia ainda maior para assimilação dos assuntos. O PaleonApp foi bem recebido pelos alunos. A maioria relatou uma experiência proveitosa em termos de usabilidade e facilidade de instalação. Considerando a importância da incorporação de recursos como esse no ensino, foi elaborado um guia de apresentação do aplicativo PaleonApp como produto educacional deste estudo. Esse manual explicativo permitirá que os professores identifiquem as ferramentas disponíveis no app para melhor atender suas necessidades ao abordar temas relacionados à Paleontologia.
Abstract: Educational applications accessed through mobile devices have proven to be increasingly advantageous for teaching topics related to Biology, which could also be made possible for the study of fossils. Given this perspective, the objective of this research was to analyze how the use of an educational application, PaleonApp, contributes to the learning of high school students. The application addresses general aspects of the paleofauna and the specific fossil richness of the northwestern mesoregion of the state of Ceará. The research was carried out in a public school located in Pacujá-CE. In the methodological execution, the PaleonApp was integrated into a didactic sequence based on the proposal of the Potentially Significant Teaching Unit of Moreira (2011) and applied to two sets of students, named as ET group (n = 73) and TE group (n = 69). In the ET group, the students used the application at the beginning of the sequence and, later, revised the themes through a traditional exposition of the content with the aid of slides, while in the ET group, the order was reversed. Data collection was carried out through the application of three questionnaires to both groups: the first to obtain information about the students' prior knowledge, and the subsequent two, applied after interaction with the PaleonApp and/or traditional exposure, to verify the acquired knowledge and perceptions about the usability of the application, in addition to requesting the elaboration of conceptual maps related to the topics studied. Based on the analysis of the data obtained, it was found that the use of PaleonApp in the classroom contributed more significantly to learning than the simple traditional presentation of the content, and even allowed students to acquire more solid knowledge about the paleofauna of the northwestern mesoregion of Ceará. Even so, the use of the application combined with the traditional teaching method demonstrated an even greater effectiveness for the assimilation of the subjects. PaleonApp was well received by students, with most reporting a fruitful experience in terms of usability and ease of installation. Considering the importance of incorporating resources like this in teaching, a presentation guide for the PaleonApp application was prepared as an educational product of this study. This explanatory manual will allow teachers to identify the tools available in the app to better meet their needs when addressing topics related to Paleontology.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75883
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7655623347901088
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5897985578504675
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_wpaguiar.pdfDissertação2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2024_pe_wpaguiar.pdfProduto Educacional3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.