Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75857
Tipo: TCC
Título : Avaliação do conhecimento sobre a nova rotulagem de alimentos e sua influência na compra e no consumo de produtos
Autor : Cruz, Vitória Cunha
Tutor: Gaban, Socorro Vanesca Frota
Palabras clave en portugués brasileño: Rotulagem frontal;Tabela nutricional;Rótulos
Palabras clave en inglés: Front Labeling;Nutrional table;Labels
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Fecha de publicación : 2023
Citación : CRUZ, Vitória Cunha. Avaliação do conhecimento sobre a nova rotulagem de alimentos e sua influência na compra e no consumo de produtos. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: As novas regras de rotulagem de alimentos trouxeram mudanças na tabela de informação nutricional e a rotulagem nutricional frontal. Estas mudanças, facilitam a visualização das informações nutricionais, destacam os produtos com alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio, além de auxiliar os consumidores a realizarem as escolhas mais saudáveis de compra e consumo de alimentos. Dentro desse contexto, objetivou-se avaliar o entendimento dos consumidores frente às novas regras de rotulagem de alimentos e verificar como as mudanças trazidas impactam nas decisões de compra e consumo de alimentos. Foi elaborado um questionário com 29 questões para coleta de dados sociodemográficos e sobre rotulagem de alimentos. Os participantes foram recrutados por meio de convite formal enviado para o e-mail e redes sociais, como Whatsapp e Instagram. 68,6% dos participantes já tinham ouvido falar da nova rotulagem de alimentos, 54,4% dos entrevistados que sempre liam os rótulos notaram as mudanças na tabela de informação nutricional (p = <0,001) e 57,5% afirmaram não ter dificuldades para interpretar a tabela de informação nutricional. 84,4% dos participantes viram a rotulagem frontal em algum alimento, 235 (52,34%) participantes deixaram de comprar algum produto, devido a informação contida na rotulagem frontal, porém em relação ao consumo, 259 (57,68%) demonstraram ser indiferentes a informação contida na rotulagem frontal. Assim, conclui-se que os consumidores estão atentos à nova rotulagem e deixaram de comprar algum alimento devido a presença da rotulagem nutricional frontal, contudo não deixaram de consumir nenhum produto. Ademais, os consumidores notaram as mudanças na tabela de informação nutricional, não têm dificuldades para interpretá-la, e utilizam-a para verificar as porções e comparar os produtos, auxiliando as suas escolhas.
Abstract: The new food labeling rules brought changes to the nutritional information table and front nutritional labeling. These changes make it easier to view nutritional information, highlight products with a high content of added sugar, saturated fat and sodium, in addition to helping consumers make healthier choices when purchasing and consuming food. Within this context, the objective was to evaluate consumers' understanding of the new food labeling rules and to verify how the changes brought about impact on food purchase and consumption decisions. A questionnaire with 29 questions was prepared to collect sociodemographic data and food labeling. Participants were recruited through a formal invitation sent via email and social networks, such as Whatsapp and Instagram. 68.6% of participants had already heard about the new food labeling, 54.4% of respondents who always read the labels noticed the changes in the nutritional information table (p = <0.001) and 57.5% said they had no difficulties to interpret the nutritional information table. 84.4% of participants saw front labeling on some food, 235 (52.34%) participants stopped buying a product due to the information contained in the front labeling, however in relation to consumption, 259 (57.68%) demonstrated that they were indifferent to the information contained in the front labeling. Thus, it is concluded that consumers are aware of the new labeling and have stopped buying some food due to the presence of front nutritional labeling, however they have not stopped consuming any product. Furthermore, consumers have noticed the changes in the nutritional information table, have no difficulty interpreting it, and use it to check portions and compare products, helping their choices.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75857
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-1815-2446
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6118030212837408
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE ALIMENTOS - Monografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_vccruz.pdf3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.