Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75761
Tipo: TCC
Título : Relato de experiência: a construção da minha identidade docente enquanto professora de língua inglesa
Autor : Lima, Naya Juana dos Santos
Tutor: Silva, Andréia Turolo da
Palabras clave en portugués brasileño: Identidade docente;Ensino-aprendizagem de língua inglesa;Crenças;Emoções
Palabras clave en inglés: Teaching identity;Beliefs;Emotions;English language teaching-learning
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Fecha de publicación : 2023
Citación : LIMA, Naya Juana dos Santos. Relato de experiência: a construção da minha identidade docente enquanto professora de língua inglesa. 2023. 46 f. TCC (Licenciatura em Letras/Inglês) - Curso de Licenciatura em Letras/Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O artigo consiste em um relato de experiência com foco na construção da identidade docente da pesquisadora enquanto atua como professora de língua inglesa, usando como base os estudos de Kanno e Stuart (2011), Schutz e Zembylas (2009), Barcelos e Ruohotie-Lyhty (2018) e Pavlenko (2007) sobre a formação da identidade de professores de inglês, crenças e emoções durante a formação docente e pesquisa narrativa autobiográfica. Dentre os objetivos do estudo estão analisar a experiência da pesquisadora, antes e depois de se tornar professora de língua inglesa, com o intuito de investigar seu próprio desenvolvimento e construção da identidade docente. Além disso, o artigo também busca compreender o sistema motivacional da pesquisadora enquanto professora, suas emoções, medos, desafios e crenças em relação ao ensino-aprendizagem de língua inglesa. No que diz respeito à metodologia, foram feitas análises temáticas com o intuito de responder às seguintes questões: como as motivações, medos, desafios, emoções e crenças da pesquisadora influenciam a construção de sua identidade docente; em que aspectos sua jornada enquanto estudante de língua inglesa afetam sua atuação como professora; e em que momento ela passa a se reconhecer não mais como apenas aprendiz de língua inglesa e sim como uma verdadeira profissional da área. Por fim, os resultados finais da pesquisa apontam que a construção da consciência da trajetória da pesquisadora enquanto estudante, suas crenças e emoções influenciam a formação da sua identidade docente de forma significativa, pois estes fatores moldam todo o seu desenvolvimento profissional e pessoal enquanto professora de inglês.
Abstract: The article consists of an experience report focusing on the construction of the researcher's teaching identity while working as an English language teacher, based on the studies of Kanno and Stuart (2011), Schutz and Zembylas (2009), Barcelos and Ruohotie-Lyhty (2018), and Pavlenko (2007) on the formation of English teachers' identities, beliefs and emotions during teacher training and autobiographical narrative research. The objectives of the study are to analyze the researcher's entire experience, before and after becoming an English language teacher, and to investigate her own development and the construction of her teaching identity. Furthermore, the project also aims to understand the researcher's motivational system as a teacher, her emotions, fears, challenges, and beliefs concerning teaching and learning the English language. Regarding the methodology, thematic analyzes were carried out to answer the following questions: how did the researcher's motivations, fears, challenges, emotions, and beliefs influence the construction of her teaching identity; in what aspects her journey as an English language student affects her performance as a teacher; and at which moment she starts to recognize herself no longer as just an English language learner but as a true professional in the field. Finally, the conclusions of the research indicate that the construction of the awareness of the researcher's journey as a student, her beliefs, and emotions influence the formation of her teaching identity in a significant way, as these factors can shape all her professional and personal development as an English language teacher.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75761
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9123971671537528
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: LETRAS - INGLÊS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_njslima.pdf17,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.