Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75761
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Andréia Turolo da-
dc.contributor.authorLima, Naya Juana dos Santos-
dc.date.accessioned2024-01-12T13:27:17Z-
dc.date.available2024-01-12T13:27:17Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLIMA, Naya Juana dos Santos. Relato de experiência: a construção da minha identidade docente enquanto professora de língua inglesa. 2023. 46 f. TCC (Licenciatura em Letras/Inglês) - Curso de Licenciatura em Letras/Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75761-
dc.description.abstractThe article consists of an experience report focusing on the construction of the researcher's teaching identity while working as an English language teacher, based on the studies of Kanno and Stuart (2011), Schutz and Zembylas (2009), Barcelos and Ruohotie-Lyhty (2018), and Pavlenko (2007) on the formation of English teachers' identities, beliefs and emotions during teacher training and autobiographical narrative research. The objectives of the study are to analyze the researcher's entire experience, before and after becoming an English language teacher, and to investigate her own development and the construction of her teaching identity. Furthermore, the project also aims to understand the researcher's motivational system as a teacher, her emotions, fears, challenges, and beliefs concerning teaching and learning the English language. Regarding the methodology, thematic analyzes were carried out to answer the following questions: how did the researcher's motivations, fears, challenges, emotions, and beliefs influence the construction of her teaching identity; in what aspects her journey as an English language student affects her performance as a teacher; and at which moment she starts to recognize herself no longer as just an English language learner but as a true professional in the field. Finally, the conclusions of the research indicate that the construction of the awareness of the researcher's journey as a student, her beliefs, and emotions influence the formation of her teaching identity in a significant way, as these factors can shape all her professional and personal development as an English language teacher.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRelato de experiência: a construção da minha identidade docente enquanto professora de língua inglesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo consiste em um relato de experiência com foco na construção da identidade docente da pesquisadora enquanto atua como professora de língua inglesa, usando como base os estudos de Kanno e Stuart (2011), Schutz e Zembylas (2009), Barcelos e Ruohotie-Lyhty (2018) e Pavlenko (2007) sobre a formação da identidade de professores de inglês, crenças e emoções durante a formação docente e pesquisa narrativa autobiográfica. Dentre os objetivos do estudo estão analisar a experiência da pesquisadora, antes e depois de se tornar professora de língua inglesa, com o intuito de investigar seu próprio desenvolvimento e construção da identidade docente. Além disso, o artigo também busca compreender o sistema motivacional da pesquisadora enquanto professora, suas emoções, medos, desafios e crenças em relação ao ensino-aprendizagem de língua inglesa. No que diz respeito à metodologia, foram feitas análises temáticas com o intuito de responder às seguintes questões: como as motivações, medos, desafios, emoções e crenças da pesquisadora influenciam a construção de sua identidade docente; em que aspectos sua jornada enquanto estudante de língua inglesa afetam sua atuação como professora; e em que momento ela passa a se reconhecer não mais como apenas aprendiz de língua inglesa e sim como uma verdadeira profissional da área. Por fim, os resultados finais da pesquisa apontam que a construção da consciência da trajetória da pesquisadora enquanto estudante, suas crenças e emoções influenciam a formação da sua identidade docente de forma significativa, pois estes fatores moldam todo o seu desenvolvimento profissional e pessoal enquanto professora de inglês.pt_BR
dc.subject.ptbrIdentidade docentept_BR
dc.subject.ptbrEnsino-aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.subject.ptbrCrençaspt_BR
dc.subject.ptbrEmoçõespt_BR
dc.subject.enTeaching identitypt_BR
dc.subject.enBeliefspt_BR
dc.subject.enEmotionspt_BR
dc.subject.enEnglish language teaching-learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9123971671537528pt_BR
local.date.available2024-01-12-
Appears in Collections:LETRAS - INGLÊS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_njslima.pdf17,73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.