Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75285
Type: | TCC |
Title: | Uma análise da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: Marco histórico, diretrizes normativas e perspectiva prática |
Authors: | Rodrigues, Mônica Belém |
Advisor: | Reis, Saulo Davi Soares e |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Física Moderna e Contemporânea;Marco histórico;Diretrizes normativas;Física no ensino médio;Questões do enem |
Keywords in English : | Modern and contemporary physics;Historic mark;Normative guidelines;Physics in high school;Enem questions |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | RODRIGUES,M.B. Uma análise da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: Marco histórico, diretrizes normativas e perspectiva prática. 2023. 50 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a física moderna e contemporânea no ensino médio, compreendendo o marco histórico, as diretrizes normativas e a perspectiva prática. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivos específicos: a) abordar o marco histórico do ensino da Física no Brasil, abordando os principais instrumentos normativos que norteiam o ensino da física e a evolução até a realidade atual; b) compreender o estudo da física moderna e contemporânea no ensino médio, apresentando o papel dos PCN como norteadores deste ensino; c) explorar questões do ENEM sobre física moderna cobradas entre 2012 a 2022. A metodologia utilizada na pesquisa é de abordagem ao problema qualitativa, bibliográfica e documental, com utilização de resultados teóricos e objetivo descritivo. Faz-se uma análise a partir da comparação de elementos teóricos com dados práticos abordados em gráficos. Em síntese, a análise abrangente da evolução do ensino de Física no Brasil, desde o final do século XIX até os desafios contemporâneos, destaca a importância histórica do Colégio de Pedro II e a criação da SBPC no impulsionamento da ciência escolar. A avaliação dos instrumentos normativos, como a LDB e a BNCC, ressalta a complexidade do cenário educacional brasileiro e a busca por melhorias. O exame do PNLD evidencia a necessidade de atualização nos livros didáticos, especialmente em relação à Física Moderna e Contemporânea. A pesquisa sobre as representações sociais dos professores e a crítica ao ENEM revelam lacunas na abordagem de temas essenciais, como FMC, nas avaliações nacionais. Diante dessas considerações, reforça-se a urgência de reformulações no ensino de Física, com ênfase na superação de desafios, na valorização dos docentes e na preparação dos alunos para os cenários contemporâneos, visando uma educação mais alinhada às demandas da sociedade atual. |
Abstract: | This research's main objective is to analyze modern and contemporary physics in high school, understanding the historical framework, normative guidelines and practical perspective. In this sense, this research has the following specific objectives: a) address the historical milestone of Physics teaching in Brazil, addressing the main normative instruments that guide the teaching of Physics and its evolution to the current reality; b) understand the study of modern and contemporary physics in high school, presenting the role of the PCN as a guide for this teaching; c) explore ENEM questions on modern physics asked between 2012 and 2022. The methodology used in the research is a qualitative, bibliographic and documentary approach to the problem, using theoretical results and a descriptive objective. An analysis is carried out by comparing theoretical elements with practical data presented in graphs. In summary, the comprehensive analysis of the evolution of Physics teaching in Brazil, from the end of the 19th century to contemporary challenges, highlights the historical importance of Colégio de Pedro II and the creation of SBPC in promoting school science. The evaluation of normative instruments, such as the LDB and BNCC, highlights the complexity of the Brazilian educational scenario and the search for improvements. The PNLD exam highlights the need to update textbooks, especially in relation to Modern and Contemporary Physics. Research on teachers' social representations and criticism of ENEM reveal gaps in the approach to essential themes, such as FMC, in national assessments. Given these considerations, the urgency for reformulations in Physics teaching is reinforced, with an emphasis on overcoming challenges, valuing teachers and preparing students for contemporary scenarios, aiming for an education that is more aligned with the demands of today's society. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75285 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4759603588079795 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-7353-3500 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8344261445407282 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_mbrodrigues.pdf | 671,46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.