Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Saulo Davi Soares e-
dc.contributor.authorRodrigues, Mônica Belém-
dc.date.accessioned2023-12-14T13:49:14Z-
dc.date.available2023-12-14T13:49:14Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRODRIGUES,M.B. Uma análise da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: Marco histórico, diretrizes normativas e perspectiva prática. 2023. 50 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75285-
dc.description.abstractThis research's main objective is to analyze modern and contemporary physics in high school, understanding the historical framework, normative guidelines and practical perspective. In this sense, this research has the following specific objectives: a) address the historical milestone of Physics teaching in Brazil, addressing the main normative instruments that guide the teaching of Physics and its evolution to the current reality; b) understand the study of modern and contemporary physics in high school, presenting the role of the PCN as a guide for this teaching; c) explore ENEM questions on modern physics asked between 2012 and 2022. The methodology used in the research is a qualitative, bibliographic and documentary approach to the problem, using theoretical results and a descriptive objective. An analysis is carried out by comparing theoretical elements with practical data presented in graphs. In summary, the comprehensive analysis of the evolution of Physics teaching in Brazil, from the end of the 19th century to contemporary challenges, highlights the historical importance of Colégio de Pedro II and the creation of SBPC in promoting school science. The evaluation of normative instruments, such as the LDB and BNCC, highlights the complexity of the Brazilian educational scenario and the search for improvements. The PNLD exam highlights the need to update textbooks, especially in relation to Modern and Contemporary Physics. Research on teachers' social representations and criticism of ENEM reveal gaps in the approach to essential themes, such as FMC, in national assessments. Given these considerations, the urgency for reformulations in Physics teaching is reinforced, with an emphasis on overcoming challenges, valuing teachers and preparing students for contemporary scenarios, aiming for an education that is more aligned with the demands of today's society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma análise da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: Marco histórico, diretrizes normativas e perspectiva práticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar a física moderna e contemporânea no ensino médio, compreendendo o marco histórico, as diretrizes normativas e a perspectiva prática. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivos específicos: a) abordar o marco histórico do ensino da Física no Brasil, abordando os principais instrumentos normativos que norteiam o ensino da física e a evolução até a realidade atual; b) compreender o estudo da física moderna e contemporânea no ensino médio, apresentando o papel dos PCN como norteadores deste ensino; c) explorar questões do ENEM sobre física moderna cobradas entre 2012 a 2022. A metodologia utilizada na pesquisa é de abordagem ao problema qualitativa, bibliográfica e documental, com utilização de resultados teóricos e objetivo descritivo. Faz-se uma análise a partir da comparação de elementos teóricos com dados práticos abordados em gráficos. Em síntese, a análise abrangente da evolução do ensino de Física no Brasil, desde o final do século XIX até os desafios contemporâneos, destaca a importância histórica do Colégio de Pedro II e a criação da SBPC no impulsionamento da ciência escolar. A avaliação dos instrumentos normativos, como a LDB e a BNCC, ressalta a complexidade do cenário educacional brasileiro e a busca por melhorias. O exame do PNLD evidencia a necessidade de atualização nos livros didáticos, especialmente em relação à Física Moderna e Contemporânea. A pesquisa sobre as representações sociais dos professores e a crítica ao ENEM revelam lacunas na abordagem de temas essenciais, como FMC, nas avaliações nacionais. Diante dessas considerações, reforça-se a urgência de reformulações no ensino de Física, com ênfase na superação de desafios, na valorização dos docentes e na preparação dos alunos para os cenários contemporâneos, visando uma educação mais alinhada às demandas da sociedade atual.pt_BR
dc.subject.ptbrFísica Moderna e Contemporâneapt_BR
dc.subject.ptbrMarco históricopt_BR
dc.subject.ptbrDiretrizes normativaspt_BR
dc.subject.ptbrFísica no ensino médiopt_BR
dc.subject.ptbrQuestões do enempt_BR
dc.subject.enModern and contemporary physicspt_BR
dc.subject.enHistoric markpt_BR
dc.subject.enNormative guidelinespt_BR
dc.subject.enPhysics in high schoolpt_BR
dc.subject.enEnem questionspt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4759603588079795pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7353-3500pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8344261445407282pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_mbrodrigues.pdf671,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.