Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75227
Tipo: TCC
Título : Da universidade à sala de aula: relatos de experiência docente em Geografia
Autor : Feitosa, Victor dos Reis
Tutor: Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Palabras clave en portugués brasileño: Estágios curriculares supervisionados;Geografia;Formação acadêmica;Memórias;Experiência profissional
Palabras clave en inglés: Supervised curricular internships;Geography;Academic training;Memories;Professional experience
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Fecha de publicación : 2023
Citación : FEITOSA, Victor dos Reis. Da universidade à sala de aula: relatos de experiência docente em Geografia. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem como objetivo analisar as memórias das atividades vivenciadas durante os Estágios Curriculares Supervisionados em Geografia. O estágio tem a finalidade de proporcionar ao futuro docente a vivência de situações profissionais em sua área de atuação, utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Além disso, busca estabelecer uma relação entre teoria e prática, aprimorando o desempenho profissional e desenvolvendo habilidades relacionadas ao ensino de Geografia. Durante a vivência em sala de aula, têm-se a oportunidade de colocar em prática os conteúdos teóricos construídos na Universidade, aplicando-os em situações reais de ensino e aprendizagem. Essa vivência proporciona um maior entendimento sobre o contexto educacional e sobre as demandas dos alunos, auxiliando no desenvolvimento de estratégias de ensino mais eficientes. Além disso, as memórias das atividades vivenciadas durante o estágio são importantes para a formação acadêmica, uma vez que permitem uma reflexão sobre a prática pedagógica, possibilitando a identificação de acertos e erros e o planejamento de futuras intervenções didáticas.
Abstract: This work aims to analyze the memories of the activities experienced during the Supervised Curricular Internships in Geography. The internship aims to provide the future teacher the experience of professional situations in his area of expertise, using the knowledge acquired throughout the course. In addition, it seeks to establish a relationship between theory and practice, improving professional performance and developing skills related to the teaching of Geography. During the experience in the classroom, you have the opportunity to put into practice the theoretical contents built at the University, applying them in real situations of teaching and learning. This experience provides a greater understanding of the educational context and the demands of students, assisting in the development of more efficient teaching strategies. In addition, the memories of the activities experienced during the internship are important for academic training, since they allow a reflection on pedagogical practice, enabling the identification of successes and mistakes and the planning of future didactic interventions.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75227
Lattes del autor: https://lattes.cnpq.br/8596057914788447
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-8025-2045
Lattes del tutor:  http://lattes.cnpq.br/6672867433887720
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Memorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_vrfeitosa.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.