Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75227
Type: | TCC |
Title: | Da universidade à sala de aula: relatos de experiência docente em Geografia |
Authors: | Feitosa, Victor dos Reis |
Advisor: | Oliveira, Christian Dennys Monteiro de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Estágios curriculares supervisionados;Geografia;Formação acadêmica;Memórias;Experiência profissional |
Keywords in English : | Supervised curricular internships;Geography;Academic training;Memories;Professional experience |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | FEITOSA, Victor dos Reis. Da universidade à sala de aula: relatos de experiência docente em Geografia. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho tem como objetivo analisar as memórias das atividades vivenciadas durante os Estágios Curriculares Supervisionados em Geografia. O estágio tem a finalidade de proporcionar ao futuro docente a vivência de situações profissionais em sua área de atuação, utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Além disso, busca estabelecer uma relação entre teoria e prática, aprimorando o desempenho profissional e desenvolvendo habilidades relacionadas ao ensino de Geografia. Durante a vivência em sala de aula, têm-se a oportunidade de colocar em prática os conteúdos teóricos construídos na Universidade, aplicando-os em situações reais de ensino e aprendizagem. Essa vivência proporciona um maior entendimento sobre o contexto educacional e sobre as demandas dos alunos, auxiliando no desenvolvimento de estratégias de ensino mais eficientes. Além disso, as memórias das atividades vivenciadas durante o estágio são importantes para a formação acadêmica, uma vez que permitem uma reflexão sobre a prática pedagógica, possibilitando a identificação de acertos e erros e o planejamento de futuras intervenções didáticas. |
Abstract: | This work aims to analyze the memories of the activities experienced during the Supervised Curricular Internships in Geography. The internship aims to provide the future teacher the experience of professional situations in his area of expertise, using the knowledge acquired throughout the course. In addition, it seeks to establish a relationship between theory and practice, improving professional performance and developing skills related to the teaching of Geography. During the experience in the classroom, you have the opportunity to put into practice the theoretical contents built at the University, applying them in real situations of teaching and learning. This experience provides a greater understanding of the educational context and the demands of students, assisting in the development of more efficient teaching strategies. In addition, the memories of the activities experienced during the internship are important for academic training, since they allow a reflection on pedagogical practice, enabling the identification of successes and mistakes and the planning of future didactic interventions. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75227 |
Author's Lattes: | https://lattes.cnpq.br/8596057914788447 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-8025-2045 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6672867433887720 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Memorial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_vrfeitosa.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.