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Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem de matemática financeira no ensino médio: uso de planilha eletrônica em uma abordagem construcionista
Título em inglês: Learning financial mathematics in high school: using spreadsheets in a constructionist approach
Autor(es): Frota, Maria Elza Soares da
Orientador: Lima, Luciana de
Palavras-chave em português: Educação matemática;Construtivismo (Educação);Juros simples;Juros compostos;Tecnologia educacional
Palavras-chave em inglês: Mathematics education;Construtivism (Education);Simple interest;Compound interest;Educational technology
CNPq: CNPQ::OUTROS
Data do documento: 2023
Citação: FROTA, Maria Elza Soares da. Aprendizagem de matemática financeira no ensino médio: uso de planilha eletrônica em uma abordagem construcionista. 2023. 254 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A Matemática Financeira desempenha um papel significativo na vida de todos, tornando-se importante descobrir meios que auxiliem os estudantes a compreendê-la, facilitando assim o desenvolvimento nessa área. Diante dessa perspectiva, surge a seguinte problemática: como os alunos do Ensino Médio podem aprender de forma significativa os conceitos e os procedimentos de juros simples e compostos ao desenvolverem um projeto financeiro utilizando planilha eletrônica? Com o objetivo de analisar o processo de aprendizagem de conceitos vinculados à Matemática Financeira por estudantes do Ensino Médio, mediante abordagem pautada no Construcionismo e no desenvolvimento de projetos financeiros em planilha eletrônica, esta pesquisa destaca como importância a aprendizagem dos conhecimentos e a subutilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) relacionadas às dificuldades dos alunos na aprendizagem de Matemática Financeira, especificamente em juros simples e compostos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um Estudo de Caso. A unidade de análise é composta por quatro grupos de estudantes do 2º ano do Ensino Médio, participantes da disciplina de Matemática II em Escola Pública de Ensino Médio em Tempo Integral na cidade de Martinópole/CE. O estudo é dividido em três etapas, com as atividades ocorridas no laboratório de informática da escola. Na primeira etapa, realizou-se a preparação dos instrumentos de coleta e análise de dados, além dos equipamentos digitais. Na segunda etapa, aconteceu a realização da coleta de dados por meio da implementação da Sequência Didática (SD) composta por seis aulas, e a aplicação dos questionários inicial e final. Na terceira etapa, a análise de dados foi realizada por meio da aplicação das cinco etapas da Análise Textual Discursiva (ATD): unitarização, categorização, descrição, interpretação e argumentação. Os dados foram comparados por meio da triangulação metodológica com definição de quatro categorias: Matemática Financeira, juros simples, juros compostos e taxa de juros. Antes da aplicação da SD, constatou-se que os alunos apenas memorizavam fórmulas de Matemática Financeira. Após a intervenção, percebeu-se uma construção de aprendizagem significativa, com aplicação de conceitos e de procedimentos em situações reais. Desenvolveram definições mais adequadas do ponto de vista acadêmico sobre juros simples e compostos, e compreenderam a importância de converter os cálculos da taxa de juros. Os resultados evidenciaram uma aprendizagem construcionista, com interações entre alunos e professores, bem como entre os próprios alunos, utilizando a tecnologia digital como ferramenta para a ampliação do conhecimento, contribuindo assim para a compreensão de Matemática Financeira. Concluiu-se que a pesquisa auxiliou os estudantes a compreenderem os conceitos de juros simples e compostos, além de familiarizar-se com a ferramenta digital planilha eletrônica. Com base nesses dados, futuramente, a intenção é apresentar a SD aos professores de matemática da escola onde a pesquisadora trabalha, buscando sua implementação em todas as turmas. Pretende-se compartilhar a SD em formações locais e encontros globais de professores, promovendo uma ampla disseminação dessa abordagem significativa para o ensino de juros simples e compostos, contribuindo para a capacitação de professores em relação a métodos inovadores e o compartilhamento de práticas que auxiliem no ensino de Matemática.
Abstract: Financial Mathematics plays a significant role in everyone's life, making it important to find ways to help students understand it, thus facilitating development in this area. In the face of this perspective, the following problem arises: how can high school students significantly learn the concepts and procedures of simple and compound interest when developing a financial project using an electronic spreadsheet? With the aim of analyzing the process of learning concepts related to Financial Mathematics by high school students, through an approach based on Constructionism and the development of financial projects in electronic spreadsheets, this research highlights the importance of learning knowledge and the underuse of Technologies Digital Information and Communication (TDICs) related to students' difficulties in learning Financial Mathematics, specifically in simple and compound interest. The research adopts a qualitative approach, characterized as a Case Study. The unit of analysis is composed of four groups of students of the 2nd year of high school, participants of the discipline of Mathematics II in a Public School of High School in Full Time in the city of Martinópole/CE. The study is divided into three stages, with activities taking place in the school's computer lab. In the first stage, the instruments for data collection and analysis were prepared, in addition to the digital equipment. In the second stage, data collection was carried out through the implementation of the Didactic Sequence (SD) composed of six classes, and the application of the initial and final questionnaires. In the third stage, data analysis was carried out through the application of the five stages of Discursive Textual Analysis (DTA): unitarization, categorization, description, interpretation and argumentation. Data were compared using methodological triangulation with the definition of four categories: financial mathematics, simple interest, compound interest and interest rate. Before applying the SD, it was found that students only memorized Financial Mathematics formulas. After the intervention, a significant learning process was observed, with the application of concepts and procedures in real situations. They developed more academically appropriate definitions of simple and compound interest, and understood the importance of converting interest rate calculations. The results showed a constructionist learning, with interactions between students and teachers, as well as among the students themselves, using digital technology as a tool for expanding knowledge, thus contributing to the understanding of Financial Mathematics. It was concluded that the research helped students to understand the concepts of simple and compound interest, in addition to becoming familiar with the digital spreadsheet tool. Based on these data, in the future, the intention is to present the SD to the mathematics teachers at the school where the researcher works, seeking its implementation in all classes. It is intended to share the DS in local training and global meetings of teachers, promoting a wide dissemination of this significant approach to teaching simple and compound interest, contributing to the training of teachers in relation to innovative methods and the sharing of practices that help in the Mathematics teaching.
Descrição: Acompanha produto educacional: "Sequência didática: aprendizagem de matemática financeira no ensino médio: uso de planilha eletrônica em uma abordagem construcionista".
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75168
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2699580183215115
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-5838-8736
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2967595851995266
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

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