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Type: TCC
Title: A beleza está no olho de quem vê: Um relato de experiência sobre a avaliação de estética de um design system para HUDs em jogos sérios EUD
Title in English: Beauty is in the eye of the beholder: An experience report on evaluating the aesthetics of a design system for HUDs in serious EUD games
Authors: Muri, Mariana Bernardino
Advisor: Darin, Ticianne de Gois Ribeiro
Keywords in Brazilian Portuguese : Design System;Interface;Jogos sério;HUD;End-User Development
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Issue Date: 2023
Citation: MURI, Mariana Bernardino. A beleza está no olho de quem vê: um relato de experiência sobre a avaliação de estética de um design system para HUDs em jogos sérios EUD. 2023. 114 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Jogos sérios têm objetivos específicos para além do entretenimento. Ferramentas de EUD possibilitam que diferentes profissionais possam desenvolver esses jogos para um público alvo. Tais ferramentas, contudo, ignoram importantes requerimentos de jogabilidade como mecânica, interface e estética. Isso pode resultar em interfaces confusas e desconexas. Esse relato de experiência descreve o processo de design e avaliação de famílias temáticas de componentes visuais padronizados e reutilizáveis para jogos móveis gerados por usuário final. A avaliação da experiência do usuário com a percepção de aspectos estéticos do Design System utilizou uma escala de semântica diferencial para avaliar a percepção e interpretação dos usuários. Os resultados demonstram uma boa aceitação das famílias e também sugerem melhorias em tipografia, formas e paleta de cores a fim de melhorar a comunicação do humor. Esses resultados são discutidos sob a perspectiva de como os elementos estéticos influenciam a percepção das pessoas sobre interfaces de jogos produzidos para um propósito sério, possivelmente impactando a experiência do jogador.
Abstract: Serious games have specific objectives beyond entertainment. EUD tools enable different professionals to develop these games for a target audience. However, such tools often overlook important gameplay requirements such as mechanics, interface, and aesthetics. This oversight can lead to confusing and disjointed interfaces. This experiential report describes the process of designing and evaluating thematic families of standardized and reusable visual components for user-generated mobile games. The user experience evaluation, coupled with the perception of aesthetic aspects in the Design System, employed a differential semantic scale to assess users' perception and interpretation. The results demonstrate good accessibility of the families and also suggest improvements in typography, shapes, and color palette to enhance mood communication. These findings are discussed from the perspective of how aesthetic elements influence people's perception of game interfaces created for a serious purpose, potentially impacting the player's experience.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75136
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3764017849542617
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7388836998087457
Access Rights: Acesso Aberto
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