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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDarin, Ticianne de Gois Ribeiro-
dc.contributor.authorMuri, Mariana Bernardino-
dc.date.accessioned2023-11-30T17:50:06Z-
dc.date.available2023-11-30T17:50:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMURI, Mariana Bernardino. A beleza está no olho de quem vê: um relato de experiência sobre a avaliação de estética de um design system para HUDs em jogos sérios EUD. 2023. 114 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75136-
dc.description.abstractSerious games have specific objectives beyond entertainment. EUD tools enable different professionals to develop these games for a target audience. However, such tools often overlook important gameplay requirements such as mechanics, interface, and aesthetics. This oversight can lead to confusing and disjointed interfaces. This experiential report describes the process of designing and evaluating thematic families of standardized and reusable visual components for user-generated mobile games. The user experience evaluation, coupled with the perception of aesthetic aspects in the Design System, employed a differential semantic scale to assess users' perception and interpretation. The results demonstrate good accessibility of the families and also suggest improvements in typography, shapes, and color palette to enhance mood communication. These findings are discussed from the perspective of how aesthetic elements influence people's perception of game interfaces created for a serious purpose, potentially impacting the player's experience.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA beleza está no olho de quem vê: Um relato de experiência sobre a avaliação de estética de um design system para HUDs em jogos sérios EUDpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrJogos sérios têm objetivos específicos para além do entretenimento. Ferramentas de EUD possibilitam que diferentes profissionais possam desenvolver esses jogos para um público alvo. Tais ferramentas, contudo, ignoram importantes requerimentos de jogabilidade como mecânica, interface e estética. Isso pode resultar em interfaces confusas e desconexas. Esse relato de experiência descreve o processo de design e avaliação de famílias temáticas de componentes visuais padronizados e reutilizáveis para jogos móveis gerados por usuário final. A avaliação da experiência do usuário com a percepção de aspectos estéticos do Design System utilizou uma escala de semântica diferencial para avaliar a percepção e interpretação dos usuários. Os resultados demonstram uma boa aceitação das famílias e também sugerem melhorias em tipografia, formas e paleta de cores a fim de melhorar a comunicação do humor. Esses resultados são discutidos sob a perspectiva de como os elementos estéticos influenciam a percepção das pessoas sobre interfaces de jogos produzidos para um propósito sério, possivelmente impactando a experiência do jogador.pt_BR
dc.title.enBeauty is in the eye of the beholder: An experience report on evaluating the aesthetics of a design system for HUDs in serious EUD gamespt_BR
dc.subject.ptbrDesign Systempt_BR
dc.subject.ptbrInterfacept_BR
dc.subject.ptbrJogos sériopt_BR
dc.subject.ptbrHUDpt_BR
dc.subject.ptbrEnd-User Developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3764017849542617pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7388836998087457pt_BR
local.date.available2023-11-30-
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